Carta aberta de uma escola fechada ao governador

Por Henrique Nunes

Caro governador, isso não vai ficar barato. O senhor sabe que para cada escola fechada milhares de corações e mentes se abrem, se unem e se comovem por mim. Mesmo sem aula, estou dando a maior lição que o país poderia receber desde a criação de cotas oferecidas pelas minhas “professoras” do ensino superior.

Meus hóspedes, aliás, não estão nessa somente porque amam minha sala, minha cozinha e, sobretudo, a minha despensa capenga que desde sempre careceu dos alimentos certos para fomentar a criatividade e a capacidade de reflexão – hoje, ofereço uma reles e rala sopa de arregramentos e condutas, receitas autoritárias com pitadas de doutrinamento e submissão.

Eles estão nessa, isso sim, porque creem que aqui, dentro de mim, passam a existir no sentido pleno da palavra. Aqui, repito, cada um deles têm ganhado voz, mostrado que não são os baderneiros que o senhor insiste em dizer e que, mesmo jovens, já descobriram a fórmula mágica da democracia.

Sou uma boa anfitriã, como se vê, e tê-los por perto integralmente escancarou todas as páginas de um livro que parece indecifrável aos seus olhos: o mesmo livro em que está escrito que reorganizar não é o mesmo que fechar e que fechar em nada contribui para o meu futuro, para o futuro do País.

Portanto, caro governador, seria um barato também recebê-lo aqui por uma ou duas noites. O senhor saberá que não se trata de jogo político tampouco algazarra juvenil: o que esses adolescentes estão fazendo, no fundo, nada mais é do que me proteger e farei o mesmo por eles enquanto esta ocupação durar. Ainda que eu seja apenas uma velhinha desdentada à espera de um milagre para sobreviver.

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

23 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

1 day ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

2 days ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

3 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

3 days ago