Montagem do Grupo Palpita mistura teatro físico, dança, música e circo

Dois locais públicos de Campinas, a Concha Acústica da Lagoa do Taquaral e o Centro de Convivência serão ocupados nos próximos dias 14 e 15 de novembro, sábado e domingo, às 17h, e nos dias 21 e 22 de novembro, às 11h, respectivamente, pelo espetáculo “Não Existe Molhado Melhor que o Doce”, do Grupo Palpita, uma montagem que mistura teatro físico, dança, música e circo.

Antes de se tornar o espetáculo que é, Não Existe Molhado Melhor que o Doce nasceu como uma montagem de 20 minutos. Protagonizado pelas bailarinas fundadoras do Grupo Palpita (Emiliana Wenceslau, Letícia Rodrigues e Raquel Pereira), o projeto foi vencedor do Prêmio Funarte na Categoria Artes Cênicas / Circulação (2012). Na ocasião, o trio percorreu cidades do interior de Minas Gerais e de São Paulo. Em 2015, após reformulação na dramaturgia, o espetáculo passou a ocupar diversos pontos de Campinas, entre escolas, praças e parques públicos, graças ao edital 2014/2015 do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), programa de incentivo cultural da Secretaria de Cultura de Campinas.

A fim de contar essa história na rua, em que realidade e fantasia trafegam na mesma brincadeira, as artistas do Grupo Palpita convidaram diversas manifestações artísticas para a mesma roda, entre as quais a dança, o teatro físico, as artes circenses, as artes plásticas e a música, que também se transforma em personagem. A cena da montagem conta com a participação de dois músicos: Gustavo Infante (violão) e Livia Carolina (percussão). Além de executar a trilha sonora original composta para o espetáculo, a dupla ainda se ocupa em produzir a sonoplastia da viagem poética das meninas.

Imaginação. Nada é obvio na montagem, avisa o trio. Para tanto, o Grupo lança mão de um recurso muito próprio e forte da arte popular: a ressignificação das coisas.

O estopim da história está no encontro entre três garotas, com personalidades diferentes, e um vendedor ambulante de algodão-doce. A figura tem a missão de transportá-las a um imaginário lúdico e fantástico. “São crianças que estão brincando na praça e passam a viver diversas situações, como o chuvisco, a tempestade, o aparecimento dos bichos por conta da chuva, a transformação em nuvens, a exploração do céu, a chegada ao mar e a retomada do sol… Ao espectador, fica a sensação de dúvida: elas viveram esse dia dessa forma ou foi tudo um sonho?”, instiga Raquel.

As apresentações terão entrada gratuita. Mais informações na página do grupo no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Temporada em Campinas –  “Não Existe Molhado Melhor que o Doce”
Concha Acústica da Lagoa do Taquaral
(Avenida Doutor Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral)
Sábado (14/11) e domingo (15/11), às 17h
Centro de Convivência Carlos Gomes
(Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí)
Sábado (21/11) e domingo (22/11), às 11h
Classificação Etária: Livre
Duração: 50 minutos
Entrada gratuita

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

16 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

16 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

21 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

22 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

22 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

23 hours ago