Categories: Geral

Dançante e com letras críticas, a banda mineira Valsa Binária lança “10”

Por Paulo Costa

Com canções dançantes e letras críticas, a banda mineira Valsa Binária, formada em 2008, vem crescendo no cenário nacional da música alternativa. E isso fica evidente com o sucesso do segundo álbum de estúdio, “10”, o qual levou Salomão Terra, Rodrigo Valente, Leo Moraes e Danilo Derick a uma turnê em diversas cidades do país.

De música inventiva, a influência na hora da composição vem de diversos estilos musicais, como folk, brit pop, música tradicional brasileira e até eletrônico, mas os amigos não se prendem a nenhum gênero em específico. Para Leo Moraes, voz e guitarra, “as influências estão em nós e acabam aparecendo naturalmente. O resultado é um som que não é a cara de nenhum integrante, mas que é a cara da banda”. Além das influências estéticas, o conteúdo das canções também é de chamar atenção.

A preocupação com questões sociais se reflete em faixas como “Receita”, que trata das expectativas sociais sobre ser mulher hoje, e “Quis”, que versa sobre o sentimento individualista em nossa sociedade capitalista e o paradoxo ter-ser. Mas a banda afirma não ser exatamente panfletária. “Todos os temas encontram eco no cotidiano da nossa sociedade. Acreditamos que é possível que a arte tenha uma conexão com todas as questões sociais sem necessariamente levantar alguma bandeira”, diz Leo.

A ascensão da banda tem encontrado espaço em um momento de maior autonomia e democracia no mundo da música. A dependência com gravadoras, que antes era um imperativo para o sucesso de qualquer grupo, dá lugar para uma arte mais autoral. A conexão com o público se dá por meio da relação entre a criação artística da banda e os fãs. E as avaliações positivas confirmam o bom trabalho do grupo. Grandes sites de crítica musical, como Billboard Brasil, têm mostrado que a trilha para o sucesso da banda está só no início.

O Valsa Binária se concentra, agora, no lançamento do clipe da faixa “Céu de Abril”, com roteiro e direção dos próprios integrantes. A mescla de imagens reais da banda e efeitos gráficos busca transmitir uma mensagem sobre tempo e sabedoria, refletindo sobre a condição humana e a passagem inexorável do tempo. A data para lançamento ainda não está definida, mas deverá ocorrer em breve.

Escute & Baixe:

Download do disco: 10 – Valsa Binária
(Todos os downloads do Escute&Baixe são permitidos ou baixados da própria página do artista)
Site da banda: Valsa Binária
Veja mais Escute&Baixe

Vídeo da banda:

Carta Campinas

Recent Posts

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

19 minutes ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

22 minutes ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

41 minutes ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

51 minutes ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

24 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

1 day ago