Regente alemão rege o ‘Oratório de Natal’, de Bach, com Sinfônica da Unicamp e Coro Contemporâneo

A Orquestra Sinfônica da Unicamp e o Coro Contemporâneo de Campinas apresentam uma obra emblemática do repertório de Johann Sebastian Bach (1685/1750), o Oratório de Natal, Com regência do maestro alemão Hans-Peter Schurz, no próximo dia 21 de outubro, em Campinas, na Igreja Santa Rita.

O Oratório terá a participação dos solistas Maria Rubia Andreta (soprano), Ana Maria Mendes (mezzo), Samuel Valli (tenor) e Heitor Coelho (barítono).

Os concertos celebram a parceria de 10 anos entre o maestro Hans-Peter Schurz e a Unicamp. Após conhecer o seu trabalho em 2004, o professor e maestro Carlos Fiorini trabalhou para trazê-lo para o I Seminário de Regência Coral com os alunos do curso de regência da Universidade já em 2005, evento que atraiu participantes de vários locais do Brasil. “Desde então, esta parceria se intensificou e a cada ano o seminário trouxe um novo tema. No seu quinto ano, montou a Carmina Burana, de Carl Orff (1895-1982) e agora, para marcar o décimo ano, Hans-Peter Schurz escolheu a primeira metade do Oratório de Natal de J. S. Bach, uma obra que ele conhece profundamente”, afirma Fiorini.

O maestro Hans-Peter Schurz irá reger, nos dois concertos, as três primeiras partes da composição – Natividade, Anunciação aos Pastores e Adoração dos Pastores.

Segundo Fiorini, o Oratório foi escrito para as festividades do Natal de 1734, em Leipzig (Alemanha). É formado por seis cantatas, cada uma para um dia de celebração dentro do período de 24 de dezembro a 6 de janeiro. Ao longo da obra, a história é conduzida por um Evangelista, um tenor que narra os acontecimentos desde o nascimento de Jesus até a adoração dos três Reis Magos. Esta narrativa é intercalada com momentos contemplativos e festivos, dentre árias, coros, recitativos e corais.

O ingresso para a apresentação é a doação de 1 kg de alimento não perecível. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Orquestra Sinfônica da Unicamp e Coro Contemporâneo de Campinas
Oratório de Natal, de J. S. Bach
Regência: Hans-Peter Schurz
Regência do Coro: Angelo Fernandes
Quando: 21/10 – Igreja Santa Rita (Avenida Doutor Jesuíno Marcondes Machado, 670 – Nova Campinas, Campinas), 19h30
Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível

Recent Posts

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

12 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

13 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

15 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

1 day ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

2 days ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

2 days ago