Pesquisadora da Unicamp cria salame italiano com menos sal de cozinha

O saboroso salame é um dos produtos embutidos mais salgados e gordurosos, mas a farmacêutica Bibiana Alves dos Santos, em pesquisa de doutorado na Unicamp, criou um salame com menor quantidade do sal utilizado na cozinha, o cloreto de sódio (NaCl). Na pesquisa, ela reduziu em média 42% do cloreto de sódio.

Ela utilizou o cloreto de potássio (KCl) no lugar de 50% do cloreto de sódio (NaCl), de forma a não gerar prejuízos à qualidade físico-química, microbiológica, bioquímica e no sabor do produto. O salame produzido com 50% de redução de NaCl e 50% de KCl manteve características similares ao produto tradicional.

O mais importante é que o salame com menor teor de sal foi bem-aceito pelos consumidores que participaram dos experimentos. Eles também aprovaram o salame produzido com uma quantidade alternativa, com 50% de cloreto de sódio, 25% de cloreto de potássio e 25% de cloreto de cálcio. “Entender como a redução ou a substituição interferem na qualidade global de um produto é fundamental para que depois ele seja melhor aceito pelo consumidor”, afirmou Bibiana ao jornal da Unicamp.

Bibiana, estudou o salame do tipo italiano, por ser o mais consumido no Brasil. Em sua composição, via de regra, vão carne bovina, carne e gordura suína, toucinho, sal, água, pimentas preta e branca, açúcar e condimentos. São embutidos em envoltórios (naturais e artificiais), curados, fermentados, maturados, defumados (ou não) e dessecados.

Os salames não fazem parte do acordo voluntário entre a indústria e o Ministério da Saúde, que estabeleceu uma redução gradual nos teores de sódio nas diferentes categorias de produtos cárneos. Conforme Marise Aparecida Rodrigues Pollonio, orientadora da pesquisa, isso acontece exatamente devido ao grande desafio tecnológico de um produto fermentado, no qual o cloreto de sódio é essencial para determinar as características de identidade do produto. “Esse estudo poderá colaborar efetivamente com o setor industrial e com o governo para incluir o salame na lista dos produtos com redução de sódio e, assim, melhorar a dieta dos consumidores desse tipo de produto”, disse Marise Pollonio. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

6 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

6 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

11 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

12 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

12 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

13 hours ago