Telefone que registra violência contra a mulher já recebeu 4 milhões de chamadas

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 –  serviço criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) em 2005, registrou mais de 4 milhões de atendimentos. O objetivo é receber denúncias ou relatos de violência, reclamações sobre os serviços da rede, orientar as mulheres sobre seus direitos e legislação vigente.

A  informação foi dada hoje (29) pela secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves ao participar do programa Brasil em Pauta, com o tema os 10 anos da Central de atendimento à mulher.

A secretária explicou como funciona a política de atendimento e reforçou a importância das campanhas contra o abuso sexual em transportes públicos. Segundo ela, a Casa da Mulher Brasileira será construída em todas as capitais para dar acompanhamento às mulheres que sofrem agressões.

“Nós recebemos ligações 24 horas por dia, efetivamente é um atendimento que funciona em três dimensões, orientação, informação, denúncias e encaminhamentos para serviços especializados. De acordo com o relato vamos responder às demandas”, disse.

Aparecida falou ainda sobre a abordagem da violência contra a mulher na mídia e no Enem. “O aumento das denúncias tem sido positivo, precisamos investir em mudança de comportamento e cultura, com o objetivo de divulgar mais textos e  programas que abordem o tema.”  A secretária acrescentou que não podem ser consideradas  normais músicas, filmes e novelas que evidenciam agressão contra a mulher, os negros, homossexuais e demais formas de violência.

Além da necessidade de educar às pessoas e ensinar que a agressão é crime, a secretária disse que é necessária a conscientização da sociedade para que as pessoas percam o medo de denunciar as agressões. O investimento em campanhas de educação e a conscientização em serviços especializados para acompanhamento das mulheres agredidas são fatores que faltam em grande parte dos municípios do país.(Agência Brasil)

Recent Posts

16ª Mostra Curta espalha cinema por Campinas e aposta no que fica depois da tela

"Câmera Obscura", vídeo de Bruno Fernandes (foto divulgação) O que fica depois que a tela…

2 hours ago

Grupo Amado estreia o musical ‘Tropicália – A gente não esquece’ no Teatro Castro Mendes

(foto eduardo carvalho meira de vasconcellos - divulgação) Movimento cultural que marcou o Brasil nos…

3 hours ago

Flávio Bolsonaro é o único investigado do Brasil que não recebe diligências de investigação

(imagem reprodução) Apesar de todas as revelações da relação do senador e candidato à Presidência…

5 hours ago

Muito além do Ipiranga: ‘A Independência abriu uma caixa de Pandora difícil de imaginar’

(foto rodrigo argenton - wikimedia commons - ciência ufpr) Com 4,15 metros de altura por…

5 hours ago

Se o filme de Bolsonaro foi feito com dinheiro público, a relação de Flávio e Vorcaro era só corrupção?

(imagem reprodução) A última operação da Polícia Federal, Make Up, que atingiu a produtora do…

5 hours ago

Curta-metragem de Hortolândia vence prêmio nacional de cinema

O roteiro inédito do curta-metragem documental "Pássaro de Chão", da produtora de Hortolândia Jordana Produções…

6 hours ago