Por Wanderley Garcia
Da Esplanada dos Ministérios, acompanhei a posse do primeiro (e até agora único) operário presidente da República no Brasil. E ouvi, dos autofalantes instalados no imenso gramado idealizado por Lúcio Costa, o discurso de posse de Lula e sua promessa de lutar pelo fim da miséria no Brasil e garantir uma mesa digna para todos os brasileiros.
Parece uma promessa boba, pois todos políticos a fazem de uma forma ou de outra. Todos aparecem em nossas telas dizendo lutar pelos mais pobres, valorizar saúde, educação, vida digna para todos. Mas quem é que coloca essa meta no centro de seu governo?
Lula não foi um revolucionário, nunca foi. Até mesmo a ditadura sabia disso. Conciliador, nunca perdeu de vista seus objetivos, embora tenha preferido abrir mão de uma série de ações em seus dois governos para garantir que o principal fosse conquistado e o país não voltasse às mãos dos entreguistas neoliberais.
Foi assim no campo da comunicação, onde o máximo que conseguimos foi realizar uma Conferência Nacional no oitavo ano do governo. E suas propostas jamais foram encampadas pelo governo Dilma. Em vários outros setores isso também ocorreu.
Mas nenhum outro governo promoveu (e aí devo colocar também o governo Dilma) tanta inclusão social, tanta gente saindo da miséria e vindo pra dignidade, tanto negro na escola, tanto gay beijando na rua, tantas mulheres se vendo como cidadãs, tantos brasileiros tendo direitos iguais e sendo respeitados nas suas diferenças.
Ainda me emociono ao lembrar daquele primeiro de janeiro. Tenho muito a reclamar do que foi feito e do que não foi feito de lá até hoje. Mas tenho muita alegria de ver meu país melhorar tanto. E tenho orgulho de ter vivido isso.
Por isso, mando meus parabéns ao companheiro Lula. E espero que no dia primeiro de janeiro de 2019 estejamos novamente juntos para mais um ciclo de inclusão social no nosso Brasil.
Wanderley Garcia é jornalista e professor de jornalismo
(foto carlos moura -stf) O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), tentou omitir…
(foto reprodução ICL) Uma reportagem de Alice Maciel do ICL notícias revelou que uma empresa…
"Câmera Obscura", vídeo de Bruno Fernandes (foto divulgação) O que fica depois que a tela…
(foto eduardo carvalho meira de vasconcellos - divulgação) Movimento cultural que marcou o Brasil nos…
(imagem reprodução) Apesar de todas as revelações da relação do senador e candidato à Presidência…
(foto rodrigo argenton - wikimedia commons - ciência ufpr) Com 4,15 metros de altura por…