Educar em uma sociedade desigual como o Brasil é tema de debate na Unicamp

Nos próximos dias 14 e 15 de setembro, a Unicamp promove dois dias de debates sobre o tema “Ser criança e adolescente numa sociedade desigual”. Um tema necessário para o Brasil, um dos países mais desiguais do mundo.

O evento acontecerá no Centro de Convenções da universidade. Médicos, psicólogos, educadores, nutricionistas, sociólogos e profissionais de outras especialidades vão discutir as implicações e os problemas de viver a infância e a juventude em função das distintas inserções sociais, estruturas familiares, históricos de vida e outros.

A médica Maria Aparecida Moysés, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e uma das organizadoras do evento, diz que as mudanças vivenciadas pela sociedade brasileira desde a redemocratização não foram suficientes para mudar significativamente esses desequilíbrios. “Ao mesmo tempo em que temos um acesso à informação infinitamente maior do que há 20 ou 30 anos, persiste o problema da desigualdade para a infância e a juventude.”

Entre as atividades da programação, está a palestra “O cientificismo e o terrorismo nutricional”, com a nutricionista Sophie Deram. Ela deve falar das consequências do cientificismo na área da nutrição, que leva a um modo de alimentação prejudicial à saúde em detrimento de saberes ancestrais sobre alimentação.

Outro tema atual que estará em foco é “Capitalismo, consumo e propaganda”, uma discussão sobre os limites da propaganda infantil e os impactos da publicidade para a ingestão de alimentos industrializados e o consumismo. A mesa será composta por representantes do Instituto Alana, organização que trabalha para garantir condições para a vivência plena da infância, do Milc (Movimento Infância Livre de Consumismo), da Rebrinc (Rede Brasileira Infância e Consumo) e do blog “Cientista que virou mãe”.

O Fórum também terá a projeção do filme “Território do Brincar”, que retrata a infância de diversas crianças pelo Brasil e registra as sutilezas da espontaneidade do brincar em comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral. O trabalho foi desenvolvido pela documentarista Renata Meirelles, que participará de uma roda de conversa em seguida.

Serviço:
O evento é organizado pelo Re-pense (Grupo de Estudos sobre Patologização, Intolerância e Discriminação) do Fórum Pensamento Estratégico (PENSES) e pelo Despatologiza – Movimento pela Despatologização da Vida. O PENSES é um espaço acadêmico, vinculado ao Gabinete do Reitor, responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos. O PENSES busca prospectar temas e ideias que de alguma forma estejam à frente do tempo, estreitando a relação da Unicamp com a sociedade.
Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site

Resumo:
Evento: Fórum Ser Criança e Adolescer em Uma Sociedade Desigual
Dia: 14 e 15 de setembro de 2015
Horário: 9h às 18h30
Local: Auditório do Centro de Convenções/Universidade Estadual de Campinas
Endereço: Rua Elis Regina, 139, Cidade Universitária, Campinas (SP)
Mais informações:

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

4 hours ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

9 hours ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

11 hours ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

14 hours ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

16 hours ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

16 hours ago