Durante a depressão dos anos 30, agricultores da região seca de Oklahoma partem para a Califórnia à procura de uma vida melhor. Mas sua chegada não é bem-vista pelos moradores locais, temerosos de perder seus empregos. As famílias de meeiros são submetidas a condições sub-humanas de trabalho, vivendo em acampamentos miseráveis e recebendo quase nada por um dia inteiro de serviço. Era a lei da procura maior que a oferta. Vencedor de 2 Oscars (Direção e Atriz Coadjuvante). Com Henry Fonda, Jane Darnell e John Carradine. (EUA, 1940. Preto e Branco, 128 min).
Nenhum outro romance descreveu o período catastrófico da Grande Depressão, nos anos 1930, com a mesma paixão e carga política. Seu lugar no cânone literário americano é corroborado pelo Prêmio Pulitzer que recebeu em 1940 e pelo Nobel com que Steinbeck foi agraciado em 1962. Publicado em 1939, o livro conta a história da família Joad, que perde sua fazenda em Oklahoma e parte para o Oeste em busca de uma vida melhor. No decorrer da viagem, eles e os milhares de conterrâneos que seguem pelo mesmo caminho dividem histórias de injustiça e sonhos de prosperidade.
Todo primeiro sábado do mês, o Ciclo Cinema & Literatura exibe a adaptação cinematográfica de um grande clássico da Literatura Mundial seguido de comentários sobre o livro e debate do filme.
A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…
(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…
(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…
(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…
(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…