O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (3) a Medida Provisória 675/15, que aumenta de 15% para 20% a alíquota da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) cobrada de instituições financeiras como bancos, seguradoras e administradoras de cartão de crédito.
As cooperativas de crédito terão um aumento de tributo menor, e passarão a pagar 17% em vez de 20%. O setor bancário é o que mais tem lucrado nos últimos ano, mesmo em período de crises.
A proposta teve 277 votos favoráveis e 77 contrários e agora seguirá para análise do Senado Federal. Alguns deputados do PSDB votaram pelo aumento, mas Carlos Sampaio (PSDB-SP), eleito na região de Campinas votou contra o aumento da cobrança sobre o lucro dos bancos. Luiz Lauro Filho (PSB), Roberto Alves (PRB), Ana Perugini (PT) votaram a favor. Veja como votou seu deputado.
Serão afetados pelo aumento do tributo: bancos; distribuidoras de valores imobiliários; corretoras de câmbio e de valores mobiliários; sociedades de crédito, financiamento e investimentos; sociedades de crédito imobiliário; administradoras de cartão de crédito; sociedades de arrendamento mercantil (leasing); cooperativas de crédito; e associações de poupança e empréstimo. (Agência Câmara/Carta Campinas)
Veja mais sobre os deputados de Campinas e região:
Deputados de Campinas mudam de posição em 1 dia e votam por ‘doação’ empresas
Veja como votaram os deputados da região de Campinas no PL da terceirização total
Defensor do Impeachment, deputado de Campinas pede ‘cautela’ com Eduardo Cunha
(imagem divulgação) A ADunicamp recebe, no dia 12 de novembro (quinta-feira), às 20h, o espetáculo…
(imagens divulgação) A ADunicamp e a Diretoria de Cultura (DCult) da Unicamp realizam, no dia…
(foto divulgação) De 14 de novembro a 12 de dezembro de 2026, a Feira de…
(imagem patchon in motion - pxl) Os eleitores dos Estados Unidos deram um recado contrário…
(foto julia bravo - divulgação) O Trio Turbilhão apresenta um pocket show gratuito no Quilombo…
(foto soneca - divulgação) O duo ítalo-brasileiro Hate Moss abre sua nova turnê pela América…