81 milhões de brasileiros com mais de 10 anos acessam internet pelo celular

Acessam a internet pelo celular 81,5 milhões de brasileiros com mais de 10 anos de idade, segundo pesquisa divulgada hoje (15) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O número representa 47% dessa parcela da população, de acordo com as entrevistas feitas em 19,2 mil domicílios entre outubro de 2014 e março de 2015. Na edição anterior da pesquisa TIC Domicílios, com referência a 2013, o percentual de usuários da rede por telefone móvel era de 31% e em 2011, de 15%.

O celular é o segundo aparelho mais presente nos lares brasileiros, estando em 92% deles. Perde apenas para os televisores, que estão em 98% dos domicílios. No total, o telefone móvel é usado por 86% dos adultos e adolescentes, um total de 148,2 milhões de pessoas. O aparelho é o único meio de acesso a rede para 19% dos usuários. O computador é o canal exclusivo de conexão para 23% dos internautas. 56% utilizam os dois meios.

Entre os usuários de internet, o equipamento mais utilizado ainda é o computador, sendo meio de acesso de 80% deles – 54% computadores de mesa e 48% notebook. Em seguida, vem o celular, com 76%. O tablet é usado por 22%.

Em 50% dos domicílios, há pontos de acesso à rede. Porém, são apontadas desigualdades regionais. Enquanto o índice de lares com internet fica entre 55,1% e 60% no Sudeste, o percentual nas regiões Norte e Nordeste está entre 35% e 40%. “A série histórica da TIC Domicílios tem mostrado a permanência da desigualdade no acesso, fato que precisa ser observado em sua complexidade pelos gestores públicos para a reversão deste quadro”, ressalta o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.

Por classe social, também é verificada disparidade no acesso. Entre as residências da classe A, 98% têm conexão, 82% nas da classe B, 48% na classe C e 14% nas D e E. O custo elevado do serviço é um dos motivos apontado por 49 % dos que não têm internet em casa. O segundo fator mais citado é a falta de computador (47%). Enquanto 45% disseram simplesmente não ter interesse.

Em relação a velocidade de conexão, 35% dos usuários têm acesso lento, de até 2 megabits por segundo (Mbps). O coordenador da pesquisa, Winston Oyadomari, destacou que a falta de boas conexões pode ser um impedimento para acessar determinados conteúdos. “Assistir filmes ou vídeos aparece como uma das atividades mais citadas. O que é interessante porque demanda uma conexão de internet que dê conta de vídeo. Como fica essa questão do indivíduo demandar o vídeo mas ter uma conexão que não necessariamente suporta?”, questionou.

O envio de mensagens instantâneas por redes sociais ou aplicativos é a atividade mais realizada pelos usuários de internet (83%). Participar de redes sociais é razão do acesso de 76% dos usuários. E 58% dos internautas usam a rede para assistir vídeos ou filmes.(Agência Brasil/ Daniel Mello)

Recent Posts

Comédia iraniana premiada em Veneza traz duas histórias de amor em paralelo

A última exibição de 2026 da Sessão de Cinema Reserva Imovision na ADunicamp acontece no…

15 hours ago

Derrota de Trump abre caminho para extradição de bolsonaristas que fugiram da Justiça

(imagem divulgação) O Partido Democrata conquistou o controle das duas Casas do Congresso dos Estados…

16 hours ago

Fotógrafo Sérgio Poroger lança livro que percorre cinemas de rua ao redor do mundo

Fotos de Sérgio Poroger no livro "Entresalas" (divulgação) A Galeria Foto Ponto recebe o jornalista…

17 hours ago

Guitarra elétrica e orquestra dividem o palco no Encontro de Música Contemporânea da OSU

(foto marilia vasconcellos - divulgação) A guitarra elétrica em diálogo com a orquestra, a música…

17 hours ago

Espetáculo da Mostra Geral de Teatro transporta o mito de Édipo para os tempos atuais

(foto edgar machado - divulgação) O Teatro de Arte e Ofício recebe nesta quinta-feira, 5…

18 hours ago

Paulo Betti retorna aos palcos de Campinas com sua ‘Autobiografia Autorizada’

(foto mauro khouri - divulgação) As lembranças de uma infância no interior paulista, as histórias…

2 days ago