As vagas são destinadas exclusivamente para moradores de Campinas, prioritárias para os seguintes públicos: requerentes, segurados e beneficiários do Seguro Desemprego, pessoas com deficiência, jovens em cumprimento de medida socioeducativa, estudantes do Ensino Médio da rede pública (inclusive Ensino de Jovens e Adultos – EJA), agricultores familiares e beneficiários do Cadastro Único (CADÚnico). Além da gratuidade dos custos, o aluno não terá gastos com material, transporte e lanche.
A pré-matrícula pode ser feita em qualquer um dos postos disponibilizados pela prefeitura. O CPAT, órgão ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, é apenas um dos postos disponíveis para a pré-matrícula, sendo possível ainda realizá-la nos territórios através dos CRAS e dos DAS, equipamentos pertencentes à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS).
A pré-matrícula é necessária para que seja feito o encaminhamento do trabalhador ao SENAC que irá avaliar o perfil do público pré-inscrito de acordo com as vagas disponíveis de modo a realizar a efetivação ou não da pré-matrícula.
Para se inscrever os interessados deverão cumprir as exigências legais e se apresentar num dos postos de inscrição, que são o CPAT – Centro Público de Apoio ao Trabalhador, os 12 CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e 5 DAS (Distritos de Assistência Social) espalhados por todas as regiões da cidade.
O CPAT atende na Avenida Campos Sales, 427, Centro. Os endereços dos equipamentos da SMCAIS podem ser consultados no endereço http://campinas.sp.gov.br/governo/cidadania-assistencia-e-inclusao-social/estrutura.php .
Os cursos serão realizados no SENAC Campinas, localizado à Rua Sacramento, 490 – Centro, Campinas. Telefone: (19) 2117-0600. (Carta Campinas com informações de divulgação)