Ícone do site Wordpress Site

Mostra ‘Kaleidoscópio – Censura e Liberdade’ homenageia Bernardo Caro

Obra de Bernardo Caro

A partir desta quinta-feira, 13, às 9h, o público poderá visitar no Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (Macc) a exposição ‘Kaleidoscópio – Censura e Liberdade – Bernardo Caro’ que homenageia os 50 anos da vida artística do multifacetado Bernardo Caro e da fundação do Macc.

A exposição destaca um panorama da produção de Caro. São cerca de 80 obras, entre gravuras, aquarelas, óleos, desenhos, instalação, maquete e vídeos do artista. Foram selecionadas as peças mais significativas de cada período da carreira do artista. A curadoria da mostra é de Fernando de Bittencourt, curador do Museu, e Iracema Salgado, assessora de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Campinas.

A maioria das peças expostas foi disponibilizada pela esposa de Caro, Therezinha Dora Gagliardi, e pelas filhas Sandra, Maria Tereza e Mariangela.

O Grupo Vanguarda – formado por artistas na década de 1960 – foi muito atuante naquela época e contribuiu para a fundação do Macc. Caro passou a fazer parte do Vanguarda em 1964, junto de outros artistas como Edoardo Belgrado, Eneas Dedecca, Francisco Biojone, Franco Sacchi, Geraldo Jürgensen, Geraldo de Souza, Maria Helena Motta Paes, Mário Bueno, Raul Porto e Thomaz Perina.

Na mostra, a retrospectiva artística de Caro é apresentada em uma instalação com fotos e história. Começa com a ebulição das décadas de 1960/70, anos emblemáticos na história política brasileira, na qual, em meio a censura, os artistas buscavam formas de protestar. A partir daí, a trajetória do artista pode ser acompanhada em todas as nuances e mudanças ao longo do tempo.

A Mostra segue até 15 de novembro e a visitação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

‘Kaleidoscópio – Censura e Liberdade – Bernardo Caro’
Vernissage: 12 de agosto, às 20h
Período: 13 agosto a 15 de novembro de 2015
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) “José Pancetti” – R. Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados 9h às 16h e domingos e feriados, das 9h às 13h

Sair da versão mobile