Governo Dilma Rousseff e a arte de perder grandes oportunidades políticas

Edinho Silva

O governo Dilma Rousseff (PT) está se especializando na arte de perder grandes oportunidades políticas.

Talvez por ser muito burocrático, talvez por estar acuado, talvez porque o PT não tenha mais capacidade de criar alternativas, mas é incrível como perdeu grande oportunidade após as manifestações de domingo.

Oportunidades políticas são debates, discussões de ideias, propostas. É isso.

Apesar de menores e concentradas no Sul e Sudeste (de São Paulo para baixo), as manifestações foram importantes em termos de mobilização.

E o que o governo Dilma fez, respondeu ou propôs? Absolutamente nada. O secretário de Comunicação, Edinho Silva, ficou no ‘vamos continuar trabalhando….’

Diz-se que é na crise que surgem as oportunidades. E não houve oportunidade melhor.

A manifestação já estava programada. O PSDB fez campanha televisiva para a manifestação e o governo ficou esperando que fosse um fracasso total e não preparou nada para contrapor.

Existiam inúmeros caminhos políticos, de debate. Isso é fundamental para a Democracia.

O primeiro seria expor de forma bastante dura os manifestantes que atacam a democracia de forma vil com cartazes e discursos de baixo nível.

O segundo é a própria agressividade de cartazes e manifestantes ou mesmo situações ridículas. Atentado ao Instituto Lula e outros.

Terceiro, mostrar a importância da defesa da democracia, das regras do jogo.

Quarto, propor medidas de combate à corrupção, ainda que isso seja derrotado ou bloqueado no Congresso.

Quinto… deixa pra lá.

Recent Posts

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

22 minutes ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

26 minutes ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

45 minutes ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

54 minutes ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

24 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

1 day ago