Será aberta no próximo dia 6 de agosto, quinta-feira, às 20h, no Teatro do Sesi Campinas Amoreiras, a exposição “Pro Céu, pro Céu, pro Céu, pro Chão, pro Chão, pro Chão…” no Espaço Galeria.
Pela primeira vez no Estado de São Paulo, a mostra da artista carioca Bete Esteves dá vida a simples objetos do dia a dia, estimulando reflexões sobre conexões entre arte e tecnologia na produção contemporânea por meio de diversas linguagens, entre elas desenho, fotografia e dispositivos eletrônicos.
Em seu título a mostra faz referência ao universo infantil e sugere que basta mudar a perspectiva diante da forma como se enxerga as coisas para se surpreender com as diferentes atribuições de sentido que existem nelas. Composta de instalações com fotografias, vídeos, desenhos e objetos, a exposição chama a atenção do público para eventos, muitas vezes, imperceptíveis no dia-a-dia.
Na obra há uma conexão entre arte e tecnologia, que pode ser observada por meio das instalações apresentadas e, para isso, a artista mistura conhecimento técnico e imaginação. Segundo Ivair Reinaldim, doutor em Artes Visuais, pela Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o conjunto de trabalhos de Bete Esteves é constituído por dispositivos poéticos e artísticos que produzem modos sensíveis de se relacionar com o mundo.
Em “Pro Céu, pro Céu, pro Céu, pro Chão, pro Chão, pro Chão..”,. destacam-se a série de fotografias Pontes Mínimas – imagens de pequenas pontes de madeiras instaladas sobre pequenas poças pluviais, ou sobre pequenas inundações formadas nas ruas e calçadas da cidade logo após as chuvas, e a série Lampírides, fotografias noturnas da ação de pescadores, feitas do alto de uma colina.
Ainda é possível conferir a instalação, Leve, que apresenta imagens de pipas presas a cabos elétricos. Já o vídeo Claras em Neve II, na perspectiva de Bete, mostra como os postes podem ser vistos como hélices batendo nuvens.
“Em seus trabalhos, Bete Esteves transforma simples objetos e detalhes arquitetônicos em máquinas que reinventam a realidade, criando situações lúdicas que aguçam nossa imaginação e fantasia, propiciando um encantamento e uma nova maneira de enxergar o mundo”, explica Diana Vaz, analista de Projetos Culturais do SESI-SP.
A exposição poderá ser vista de 7 de agosto a 19 de setembro. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
Confirmar presença no coquetel de abertura através do telefone: (19) 3772-4105. Mais informações no evento no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Espaço Galeria SESI-SP | Exposição “Pro Céu, pro Céu, pro Céu, pro Chão, pro Chão, pro Chão…” de Bete Esteves
Instalações, fotografias, vídeos, desenhos e objetos
Livre para todos os públicos | Entrada gratuita
Local: SESI Campinas/Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália. Campinas/SP
Abertura da Exposição: 6 de agosto, quinta, 20h
Período expositivo: de 7 de agosto a 19 de setembro | de terça a sexta, das 8h às 20h30; aos sábados, das 14h às 19h, exceto feriados
Informações e agendamento para visitas educativas: (19) 3771-4100
(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…
(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…
(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…
(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…
(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…