Emdec notificou 146 proprietários de veículos abandonados nas ruas de Campinas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas(Emdec) notificou 146 proprietários de veículos por abandonarem seus automóveis pelas ruas e avenidas de Campinas. As notificações começaram a ocorrer a sanção do decreto nº 18.796/2015, que estabelece diretrizes para que a Emdec possa remover veículos abandonados nas vias municipais.

Pelo decreto, os veículos sem condições de circulação, que permaneceram nas vias do município num prazo superior a 10 dias, serão removidos ao Pátio Municipal. São considerados sem condições de circulação os veículos que estejam com a falta de um ou todos os vidros; sem pneus ou rodas; com um ou mais pneus furados; sem uma ou mais luzes de sinalização; sem motor; enferrujados; e sem emplacamento, com a ressalva para a fase do procedimento.

Até a primeira quinzena de agosto, a Emdec vistoriou 233 veículos. No período, foram removidos das vias 86 carros, sendo que 57 foram retirados pelos próprios proprietários; 16 encaminhados para o Departamento de Limpeza Urbana (DLU) por serem considerados como veículo inservível (lixo); e 13 recolhidos ao Pátio.

“Agora as ações começam a tomar mais corpo, porque inicialmente há um rito legal, definido pelo próprio decreto, para que os veículos possam ser removidos”, avalia o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

O decreto nº 18.796 regulamenta a lei nº 14.530, de 7 de dezembro de 2012. Ele foi sancionado em 14 de julho; e publicado no Diário Oficial do Município em 16 de julho.

A notificação somente é realizada se o veículo é enquadrado nas diretrizes do decreto e, também, se o proprietário não retira imediatamente o veículo do local. Após a notificação, o proprietário tem cinco dias para fazer a remoção. Não respeitando esse prazo, o veículo é encaminhado ao Pátio. Já no Pátio, caso não seja resgatado dentro de 90 dias, será encaminhado para leilão, desde que não haja impedimento legal. Para retirar o veículo do Pátio, o proprietário deve pagar todas as despesas, como remoção, estadia, eventuais multas de trânsito e licenciamento.

“Nós reservamos uma área no nosso DIV (Departamento de Inspeção Veicular), no Jardim Satélite Íris, para receber esses veículos. E montamos uma equipe específica para fazer esse trabalho. Contamos com a ajuda da população, para que denuncie os casos de abandono”, afirma Barreiro.

Qualquer cidadão pode denunciar o abandono de veículo em via pública. Até o momento, a Emdec recebeu 677 denúncias. Como canais de comunicação, a população tem o telefone (19) 3772-1517, que funciona 24h por dia, todos os dias da semana. Também há a seção “Fale Conosco”, dentro do site da Emdec (www.emdec.com.br). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

46 minutes ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

50 minutes ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

1 hour ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

1 hour ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

1 day ago