Coletividade é tema da exposição ‘Quase Multidão’ que reunirá 25 fotos no MACC

A partir de quarta-feira, 13 de agosto, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (MACC) recebe a exposição “Quase multidão”, que tem como tema a coletividade. Com 25 imagens, a mostra aborda a relação entre as experiências individualizadas e coletivas da sociedade pós-moderna.

“Quase Multidão” é uma foto-instalação de 25 imagens projetadas em uma tela de cinco lados. A cada 2 minutos, cinco imagens são projetadas ao mesmo tempo, formando um conjunto que se relaciona entre si. Uma trilha sonora acompanha a projeção de cada conjunto, chamados de “Trabalho”, “Lazer”, “Manifestação”, “Mediação” e “Vigilância”.

A inspiração da mostra surgiu a partir da reflexão sobre experiências coletivas. Em tempos de cultura pós-moderna, em um mundo fragmentado, atomizado e individualista, os grandes movimentos de massa e de coletividade perderam espaço. A solidão das pessoas nas grandes metrópoles propicia um ambiente cada vez mais competitivo em que a luta individual ganha mais espaço que a coletiva.

O foco da exposição é mostrar que as experiências coletivas ainda fazem parte da vida social. No Brasil, esse fenômeno é particularmente interessante porque o país vive um momento em que vemos muitos movimentos nesse sentido.

O que “Quase Multidão” pretende investigar é essa aparente contradição: em uma sociedade pós-moderna, pós-fordista, individualizada e egoísta, nos deparamos com um crescimento das experiências coletivas e comuns. São movimentos bastante diferentes daqueles do século XX, os devires são outros, as subjetividades também, a tecnologia evoluiu e a ‘massa’ se transformou em ‘multidão’. Esse termo traduz a busca de pontos em comum sem, no entanto, produzir uma igualdade que nivele as subjetividades. A multidão pode ser encarada como uma rede aberta em expansão onde as diferenças podem se expressar livremente.

O diretor do projeto, Caue Nunes, já realizou seis curtas-metragens, sendo dois documentários e quatro ficções. Recebeu oito prêmios em festivais de cinema e os curtas participaram de festivais em diversos países. Nunes também foi curador da “Mostra Curta Audiovisual” em Campinas por três edições.

A abertura da Mostra acontece no dia 12, às 19h, e a exposição segue até o dia 26 de agosto com entrada gratuita.(Carta Campinas com informações de divulgação)

“Quase Multidão”
Abertura: 12 de agosto às 19h
Data: de 13 a 26 de agosto
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (MACC)
Endereço: Rua Benjamin Constant, 1636, Centro, Campinas
Horários: de terça a sexta, das 9h às 17h, sábados das 9h às 16h, domingos e feriados das 9h às 13h
Entrada: gratuita
Informações: (19) 3236-4716 e 2116-0346

Recent Posts

A realidade nebulosa da exposição coletiva sobre luz e sombra na Galeria Contempo

Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…

12 hours ago

‘Assaga: Uma Aventura de Palhaça’ coloca a experiência feminina no centro da cena

(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…

13 hours ago

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

20 hours ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

20 hours ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

2 days ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

2 days ago