O grupo é constituído por 14 bailarinos e 12 bailarinas, alguns deles mestres de dança, acompanhados pelo grupo “Tlen Huicani”, formado por oito músicos, e por uma equipe de produção composta por seis especialistas. Os membros do Balé têm grande respeito e gosto pelas manifestações artísticas tradicionais do México e, em particular, do Estado de Veracruz. Todos eles pertencem à comunidade da Universidade Veracruzana e se declaram orgulhosos de representar a cultura mexicana.
O Balé Folclórico da Universidade Veracruzana é focado na difusão e conservação teatral em todas as expressões da dança folclórica, tanto no nível estadual como no nacional, assim como na dimensão latino-americana. Procura mostrar, através das suas apresentações, as vertentes culturais que convergiram e criaram a grande riqueza da dança e da música veracruzanas. Suas montagens cênicas são um reflexo das festas religiosas e cívicas dos diversos povos que compõem o México, com acréscimos de cor e movimento, respaldados por um extenso trabalho de pesquisa.
O espetáculo intitulado “Raízes de Veracruz” é uma mostra do folclore cênico, estruturado em blocos dedicados às diversas regiões culturais desse estado. Da região do Totonacapan, área por excelência da cultura totonaca, que teve seu centro pré-colombiano na cidade de El Tajín, é apresentada a “Festa Huasteca”, que inclui as danças mais representativas da zona. Da região do Sotavento, é apresentado “Um fandango natalino”, uma manifestação tradicional na época natalina. Ambas mostram a evolução dos “sones” (sons), os quais têm feito o Estado de Veracruz se tornar mundialmente famoso, junto com as interpretações reelaboradas dos cenários.
A direção artística do Balé da Universidade Veracruzana entende que a dança está diretamente relacionada com o ambiente de cada época: as diversas influências da atualidade se refletem no folclore e o transformam. Isso é observável com os meios massivos de comunicação e as redes sociais, sem falar dos materiais que são produtos de novas tecnologias, como papeis metálicos, cores fluorescentes, plásticos e telas sintéticas. Todos eles têm influenciado e influenciam a evolução de “Raízes de Veracruz”.
A apresentação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Balé Folclórico da Universidade Veracruzana
Data: 11 de setembro, às 20h00
Local: Teatro Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial).
A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados no dia da apresentação com uma hora de antecedência do início espetáculo
(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…
(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…
(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…
(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…
(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…