Segundo o projeto, toda construção, ampliação, reforma ou remodelação de vias públicas ou rodovias deve receber a implantação de ciclovias paralelas e com garantia de acessibilidade universal às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
As ciclovias devem constar no desenho do projeto, antes da execução da obra. O objetivo do PL é criar orientação legal para a política de mobilidade urbana no município. “Acompanhamos há alguns anos várias obras em ruas, avenidas e rodovias em Campinas executadas pelo poder público, ou por contrapartidas, que priorizam apenas o transporte motorizado e ignoram totalmente a construção de ciclovias, a acessibilidade e a sustentabilidade nos projetos”, disse Bufalo.
Para o vereador, o uso da bicicleta, principalmente nos grandes centros urbanos, vem se consolidando como meio de transporte limpo, sustentável, rápido e de baixo custo de locomoção, para lazer, esporte ou atividades cotidianas como educação e trabalho.
“É preciso que o poder público municipal incentive o uso da bicicleta e adote políticas públicas urbanas que garantam a implantação de ciclovias e ciclofaixas com segurança para os usuários e dê longevidade ao uso da bicicleta”, afirma Bufalo.
De acordo com o PL, a implantação das ciclovias nos projetos a serem apresentados não deverá comprometer as ciclovias já previstas no Plano Cicloviário de Campinas, anunciado em abril, pela Secretaria Municipal de Transporte. O governo informou a construção de mais de 100 quilômetros de ciclovias, de uso contínuo, na cidade.