Redução da maioridade penal é a vitória do verdadeiro populismo conservador

O Brasil assistiu essa semana a um momento histórico do que pode ser classificado como populismo conservador ou populismo de extrema direita.

A aprovação da redução da maioridade penal, seja qual for o formado, é provavelmente o real populismo. E esse populismo se justifica respaldado por uma pesquisa de opinião pública que afirma que a grande maioria da população é a favor da redução da maioridade penal.

O populismo sempre foi um discurso dos conservadores para impedir qualquer distribuição de renda e melhoria de vida da população marginalizada, mínima que seja.

O populismo conservador finge resolver um problema com medidas violentas que não resolvem. Usa como base o sentimento e não a racionalidade para definir política pública.  É por isso que defensores da redução da maioridade penal diziam: “precisamos dar a sensação de segurança à população’.  Exatamente isso, uma sensação, um sentido, mas que não trará qualquer efeito prático.

Veja mais:
Maioridade penal: deputados poderão fazer festinha com garotas de 16 anos
Eduardo Cunha desestabiliza Câmara ao pôr ‘maioridade penal’ de novo em votação
Maioridade penal: conservadores entregam os dedos, mas não os anéis
Exploração sexual e álcool: as consequências desastrosas da redução da maioridade penal

A violência não vai diminuir e até deputados defensores da redução afirmaram isso nos debates da Câmara Federal. Ou seja, uma medida inócua muito diferente de dar um prato de comida, de consolidar uma renda mínima, de exigir presença na escola, de fazer controle da evasão escolar. Estas são medidas que amenizam e podem solucionar com a complementação de outras. São medidas positivas, diferente do populismo conservador que sempre é negativo e necessita do uso da violência.

É o verdadeiro populismo porque racionalmente e cientificamente se sabe que é a desigualdade social e cultural (principalmente cultural) que provoca o abismo de uma série de violências que vivemos: abuso de menores, prostituição infantil, homicídios e outros.

O pior de tudo é que a aprovação da redução da maioridade penal é um sinal explícito de que o modelo de produção de delinquentes da sociedade brasileira continuará a ser perpetuado.

Inegavelmente, sabe-se que há grupos econômicos e sociais que lucram e sobrevivem do resultado da delinquência juvenil e da indigência social a população. Entre eles estão a indústria ligada ao sistema carcerário que, quanto maior o sistema prisional, mais lucro terá. E pastores que se aproveitam da fragilidade psíquica e social que o Estado expõe as famílias mais miseráveis. Esses grupos hoje têm grande poder no Congresso.

 

Recent Posts

Senado aprova o fim da lista tríplice para escolha de reitor das universidades

(foto senado federal) Uma vitória da ciência e da autonomia universitária contra o autoritarismo. O…

6 hours ago

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

10 hours ago

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

16 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

17 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

18 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

18 hours ago