Exposição na Estação Cultura reúne memórias do comércio de Campinas

Será aberta no próximo sábado, 18, às 13h, na Estação Cultura de Campinas, a exposição  “Campinas de Muitos Caminhos – Memórias do Comércio de Campinas”.

A exposição pertence à Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e à Câmara de Dirigente Lojistas de Campinas (CDL) e é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, por meio do Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura e do Museu da Cidade.

Realizada pelo Sesc-SP em parceria com o Museu da Pessoa do Brasil, a mostra foi doada à ACIC/CDL como um incentivo para relembrar, vivenciar e conhecer parte da história do comércio do interior, que começou com os bandeirantes, passou pelos primeiros trilhos de trem, as primeiras rodovias, até chegar o primeiro aeroporto da região. Está sendo aberta ao público pela terceira vez e a parceria que envolve a Estação Cultura e o Museu da Cidade promoverá a visitação monitorada de escolas, que poderão agendar as visitas.

O acervo também relembra e homenageia famosos comerciantes da cidade, como Fernando Selmi (Pastifício Selmi), Sérgio Cury (fábrica de Chapéus Cury), Paulo Eduardo Pessagno (Hotel Opala), Abdo Set El Banate (SKina Magazine), Guilherme Campos (Casa Campos), Edson Roberto Lunardi (Casa Lunardi), A Meia Elegante, Camp Flores, Café Regina, Casa Picolloto, entre outros.

“Ao abordar a história do comércio, a exposição revela a história da cidade pelo viés da economia, cuja força é uma das principais características do município”, afirma a presidente da ACIC e da CDL, Adriana Flosi.

O Museu da Cidade oferecerá uma oficina preparatória para que os professores e educadores de demais instituições possam conhecer previamente a exposição e discutir possibilidades de explorar as informações com seus alunos e grupos de visitantes. Os professores e educadores que participarem ganharão o livro produzido para a exposição, como suporte para pesquisa da biblioteca escolar. As oficinas serão oferecidas no espaço do Museu da Cidade (ao lado da Estação Cultura) nos dias 06 e 13 de agosto, em três horários: 9h às 10h30; das 14h às 15h30 e das 19h às 20h30. Para participar basta enviar para o email do museu solicitação de participação com os dados pessoais e também os dados da escola a que pertence o professor, para que esta possa receber o livro.

A visitação à exposição estará aberta de segunda a sábado, das 8h às 21h, e aos domingos, das 8h às 20h até o dia 16 de setembro. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição: Campinas de Muitos Caminhos – História do Comércio de Campinas
Estação Cultura de Campinas
Abertura: 18/07 às 13h
Horário: de seg. a sex. das 8h às 21h e dom. das 8h às 20h
Endereço: Praça Mal. Floriano Peixoto, s/n Centro
Estacionamento gratuito: Rua Francisco Teodoro, 1050
Entrada gratuita
Agendamento de monitoria para escolas e mais informações: museudacidade@campinas.sp.gov.br

Recent Posts

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

42 minutes ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

45 minutes ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

1 hour ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

1 hour ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

1 day ago