A exposição pertence à Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e à Câmara de Dirigente Lojistas de Campinas (CDL) e é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, por meio do Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura e do Museu da Cidade.
Realizada pelo Sesc-SP em parceria com o Museu da Pessoa do Brasil, a mostra foi doada à ACIC/CDL como um incentivo para relembrar, vivenciar e conhecer parte da história do comércio do interior, que começou com os bandeirantes, passou pelos primeiros trilhos de trem, as primeiras rodovias, até chegar o primeiro aeroporto da região. Está sendo aberta ao público pela terceira vez e a parceria que envolve a Estação Cultura e o Museu da Cidade promoverá a visitação monitorada de escolas, que poderão agendar as visitas.
O acervo também relembra e homenageia famosos comerciantes da cidade, como Fernando Selmi (Pastifício Selmi), Sérgio Cury (fábrica de Chapéus Cury), Paulo Eduardo Pessagno (Hotel Opala), Abdo Set El Banate (SKina Magazine), Guilherme Campos (Casa Campos), Edson Roberto Lunardi (Casa Lunardi), A Meia Elegante, Camp Flores, Café Regina, Casa Picolloto, entre outros.
“Ao abordar a história do comércio, a exposição revela a história da cidade pelo viés da economia, cuja força é uma das principais características do município”, afirma a presidente da ACIC e da CDL, Adriana Flosi.
O Museu da Cidade oferecerá uma oficina preparatória para que os professores e educadores de demais instituições possam conhecer previamente a exposição e discutir possibilidades de explorar as informações com seus alunos e grupos de visitantes. Os professores e educadores que participarem ganharão o livro produzido para a exposição, como suporte para pesquisa da biblioteca escolar. As oficinas serão oferecidas no espaço do Museu da Cidade (ao lado da Estação Cultura) nos dias 06 e 13 de agosto, em três horários: 9h às 10h30; das 14h às 15h30 e das 19h às 20h30. Para participar basta enviar para o email do museu solicitação de participação com os dados pessoais e também os dados da escola a que pertence o professor, para que esta possa receber o livro.
A visitação à exposição estará aberta de segunda a sábado, das 8h às 21h, e aos domingos, das 8h às 20h até o dia 16 de setembro. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Exposição: Campinas de Muitos Caminhos – História do Comércio de Campinas
Estação Cultura de Campinas
Abertura: 18/07 às 13h
Horário: de seg. a sex. das 8h às 21h e dom. das 8h às 20h
Endereço: Praça Mal. Floriano Peixoto, s/n Centro
Estacionamento gratuito: Rua Francisco Teodoro, 1050
Entrada gratuita
Agendamento de monitoria para escolas e mais informações: museudacidade@campinas.sp.gov.br
(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…
(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…
(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…
(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…