Espetáculo ‘Negros em Jazz’ mostra fusão de danças africanas com a jazz dance

A partir do próximo dia 22 de julho, circulará por Campinas o espetáculo de dança “Negros em Jazz”, projeto contemplado pelo FICC 2014/2015 (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas), da Secretaria de Cultura de Campinas.

O espetáculo, que tem direção e coreografia de Marcelo Santos, é formado por um corpo de bailarinos negros que mostram em sua expressão corporal a fusão de danças africanas com a jazz dance, também influenciada pela cultura africana, e o recente lyrical jazz, que traz um estilo de dança criado a partir da união do jazz com o ballet e técnicas de dança contemporânea.

Os bailarinos exploram a comunicação de emoções fortes, a abordagem individual e expressividade dentro do estilo Lyrical Jazz, que justamente permite ao bailarino desenvolver sua própria expressão. Redirecionar a ênfase da performance final no palco para a qualidade do movimento incentiva a articulação da criatividade e uso consciente do movimento para expressar ideias, sentimentos e emoções.

O espetáculo apresenta ao público fundamentos, técnica, performance e expansão do estilo Lyrical Jazz, além de proporcionar aos artistas negros a vivência do estilo Jazz Lírico na formação de um espetáculo, promovendo a visibilidade e o protagonismo desses artistas.

A plasticidade dos corpos negros em movimento e a interação coletiva e coreográfica em cena, além de provocar nos espectadores a curiosidade, também busca instigar negros ou afrodescendentes a se identificarem e procurarem o ensino da dança, mostrando que todos podem dançar independente de sua classe econômica, social ou cultural.

Todas as apresentações do espetáculo serão gratuitas. Veja abaixo a relação das apresentações com mais informações:

Dia 22 de Julho – 19h
CEU VILA ESPERANÇA
R. André Grabois s/n – V. Esperança – Campinas
Dia 23 de Julho – 19h
TEATRO CASTRO MENDES
Praça Correa de Lemos, s/nº, Campinas – SP
Dia 22 de Julho – 19h
CEU VILA ESPERANÇA
R. André Grabois s/n – V. Esperança – Campinas – SP
Dia 24 de Julho – 19h
ESPAÇO CULTURAL MARIA MONTEIRO
Dom Agnelo Rossi, s/n – Vila Padre Anchieta – Campinas – SP
Dia 25 de Julho –16h e 19h
TEATRO MUNICIPAL DONA ZENAIDE
R. Alfredo Bueno, 1151 – Centro – Jaguariúna – SP
Dia 26 de Julho – 19h
CEU JARDIM FLORENCE
R. Lasar Segal, s/n – Jd. Florence – Campinas – SP

Recent Posts

Veja a lista das faculdades de medicina reprovadas no exame do Enamed

(foto marcelo camargo - ag brasil) Uma situação grave. Nesta segunda-feira (19), o Ministério da…

28 minutes ago

A realidade nebulosa da exposição coletiva sobre luz e sombra na Galeria Contempo

Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…

16 hours ago

‘Assaga: Uma Aventura de Palhaça’ coloca a experiência feminina no centro da cena

(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…

17 hours ago

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

1 day ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

1 day ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

2 days ago