Educação é o pior indicador do IDH em toda Região Metropolitana de Campinas

Entre os critérios que medem o IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano) das Cidades, a Educação apresenta o pior desempenho nas principais cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e puxa para baixo o Índice.

O IDH é um indicador de qualidade de vida usado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Além da Educação, é computada a Renda e a Longevidade da população.  Nas principais cidades da RMC, Renda e Longevidade sempre estão acima do nível educacional.

A principal cidade da RMC, Campinas, tem uma educação pior do que as cidades de Americana, Indaiatuba, Valinhos e Vinhedo e o mesmo valor de Santa Bárbara D’Oeste. (Quanto mais próximo de 1, mais alto é o índice). Em Hortolândia, apesar de o índice de Educação estar abaixo de Campinas, ele é próximo do da Renda, que também é mais baixo.

Os dados são de 2010, o mais recente analisado e divulgado em forma de Atlas ontem, 1 de julho, pela Fundação João Pinheiro, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Compare o IDH da Educação nas principais cidades da  RMC – Ao clicar no link, acesso ao Atlas das cidades

Americana – 0,76 

Campinas – 0,731

Hortolândia – 0,703

Indaiatuba – 0,738

Itatiba  – 0,708 

Paulínia – 0,727

Santa Bárbara D’Oeste – 0,731

Sumaré – 0,705

Valinho – 0,763

Vinhedo – 0,739

Recent Posts

Parada LGBT+ de Campinas será neste domingo com o tema ‘Cores que resistem, votos que libertam’

(foto firmino piton - pmc) Com o tema “Cores que resistem, votos que libertam… A…

2 hours ago

Claudia Tavares traduz em arte sua visão sobre o meio ambiente na exposição ‘Voo no Breu’

Obra "Sonhos", de Claudia Tavares (foto divulgação) A premiada artista visual Claudia Tavares propõe uma…

2 hours ago

Livro e exposição marcam os 100 anos do histórico prédio do Jockey, patrimônio de Campinas

(foto Caroline Felipe dos Santos - divulgação) Um livro fotográfico e uma exposição resgatam a…

2 hours ago

EUA e Israel fazem parceria com ditadura de extrema direita do Equador

Ativista assassinada (imagem reprodução rede social) O Equador vem aprofundando a militarização da segurança pública…

3 hours ago

Alcolumbre, o presidente do Senado contra o povo brasileiro na jornada de 40h

(foto lula marques - ag brasil) A tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC)…

22 hours ago

No ritmo do forró, Trio Turbilhão e Fuá do Guegué abrem o Circuito Sala de Casa neste sábado

(foto júlia bravo - divulgação) O Circuito Sala de Casa começa neste sábado, 27 de…

22 hours ago