A ministra Izabella Teixeira e o governador Rui Costa visitam unidade produtiva do Programa Água Doce instalada na comunidade de Minuim
O vice-presidente de economia solidária da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Ubatuba (SP), Maurício Moromizato (PT), defende uma transformação nos projetos de economia solidária. Para ele, a economia solidária deve atingir um novo patamar nos próximos anos, saindo da área rural (agricultura familiar) para fortalecer os microempreendedores da área urbana. “O que eu percebo é que, com as mudanças do mundo do trabalho, a economia solidária tem um grande potencial de assumir uma centralidade nessa discussão e ser a alavancadora de uma outra economia”, afirmou em entrevista o site Brasil Debate.
Para ele, é preciso discutir a economia solidária do ponto de vista da economia criativa, do ponto de vista da formalização desses microempreendedores, sobretudo levando em consideração a realidade econômica e social de cada município. “Eu entendo, por exemplo, que a questão da economia solidária no meio urbano vai passar por questões como tecnologia da informação, por pequenos empreendimentos específicos locais”, diz.
Moromizato quer que os programas de economia solidária iniciem um segundo momento, que seria a questão urbana, já que mais de 80% da população brasileira está concentrada nas cidades. E para isso é necessário que os empreendimentos solidários sejam ampliados e criados nas cidades. “O que são os ambulantes, os músicos, os pescadores são senão atividades econômicas solidárias? É preciso, portanto, incentivar e na maioria das vezes tirar da informalidade e trazer para economia formal, seja através de cooperativas ou de pequenos empreendimentos individuais”, afirma. (Carta Campinas – entrevista completa no Brasil Debate)
Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…
(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…
(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…
(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…