Drama educacional: no Brasil, apenas 54% dos jovens concluem o ensino médio

Em 2013, 54,3% dos jovens concluíram o ensino médio até os 19 anos, idade considerada adequada, segundo o movimento da sociedade civil Todos Pela Educação. No ensino fundamental, 71,7% dos estudantes conseguiram se formar até os 16 anos. Porém, as metas intermediárias definidas pelo movimento para o ano de 2013 eram 63,7% e 84%, respectivamente

O movimento Todos Pela Educação divulga hoje (2) o relatório De Olho nas Metas, publicado a cada dois anos a fim de acompanhar os indicadores educacionais do Brasil. Os resultados desta edição referem-se aos anos de 2013 e 2014.

São cinco metas monitoradas no documento: a permanência de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos na escola, a alfabetização até os 8 anos, o aprendizado adequado de acordo com o ano cursado, a conclusão do ensino médio 19 anos e investimento em educação ampliado e bem gerido.

Até 2022, prazo estipulado pela entidade para atingir todas as metas, pelo menos 95% dos jovens brasileiros de 16 anos deveriam completar o ensino fundamental e 90% dos jovens de 19 anos deveriam concluir o ensino médio.

Segundo o movimento, os números apresentados no relatório mostram desafios que o país ainda precisa enfrentar na área de educação, como incluir aproximadamente 2,8 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos na educação básica e garantir aprendizado adequado aos estudantes. Atualmente, só 9,3% dos estudantes do ensino médio apresentaram proficiência esperada em matemática, em 2013. No mesmo ano, 27,2% desses alunos tiveram o aprendizado esperado em português. Os valores estão também abaixo das metas intermediárias definidas pelo movimento Todos pela Educação para o ano – 28,3% e 39%, respectivamente.

Os estudantes do 5º ano do ensino fundamental apresentaram melhor desempenho na proficiência média dos alunos em 2013, o que foi atribuído ao acréscimo de um ano ao nível fundamental. “O estudo comprova que a expansão do ensino fundamental para nove anos, que na maioria dos municípios significou antecipar a entrada das crianças, foi um avanço importante e necessário para melhorar o desempenho escolar, especialmente dos que não tiveram acesso à educação infantil”, explicou Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação.

Ela alerta, no entanto, que o efeito dessa medida irá se esgotar e, considerando os baixos níveis de proficiência que ainda persistem, outras políticas precisam ser garantidas para assegurar o direito à aprendizagem. “A partir de 2016, a pré-escola se torna obrigatória, antecipando a obrigatoriedade do ingresso das crianças na escola em dois anos. É preciso definir qual será a base curricular para essa etapa de tal forma que os anos adicionais de escolaridade se traduzam na melhoria da qualidade da educação”, acrescentou, em nota, o movimento.

O relatório mostra que, ainda em 2013, o investimento público direto em educação no Brasil foi 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados de investimento específico em educação básica estão no patamar de 4,7%, o que mostra uma tendência de crescimento desde 2000, quando o investimento era 3,2%. (Camila Boehm/Agência Brasil)

Recent Posts

Direto do Maranhão, Grupo Cena Aberta apresenta ‘Memórias em Maranhês: A Casa’

(foto ana mendes - divulgação) O Grupo Cena Aberta, do Maranhão, apresenta “Memórias em Maranhês:…

12 hours ago

Coletivo SHN comemora 25 anos de trajetória com exposição gráfica no Pavão Cultural

(foto divulgação) Com traços fortes, cores vibrantes e uma trajetória construída nas ruas, o coletivo…

12 hours ago

STF manda juízes dos tribunais de 7 estados devolverem salários exorbitantes e ilegais

(foto antonio cruz - ag brasil) O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal…

12 hours ago

Conceição Evaristo fala sobre o conceito ‘escrevivência’ em entrevista na ADunicamp

Sílvia Gatti e Conceição Evaristo (imagem divulgação) A presença de Conceição Evaristo na Unicamp, no…

14 hours ago

Veja a programação completa da 12ª Mostra Jazz Campinas

(foto maycon soldan - divulgação) A Mostra Jazz Campinas, tradicional festival de jazz, e parte…

2 days ago

Lançamento coletivo reúne sete primeiras autoras de selo editorial de Campinas

(imagem divulgação)  O Selo Editorial Capitolinas realiza neste sábado, 15 de agosto, das 16h às…

2 days ago