Campinas já tem 37,3 mil microempreendedores individuais, diz Sebrae

Campinas já conta 37,3 mil microempreendedores individuais (conhecido como MEI), sendo que as atividades com maior número são a de cabeleireiro e demais atividades do segmento de beleza (manicure, esteticista, etc), além de comércio varejista de roupas e acessórios e serviços de alvenaria (pedreiros).

O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e quer se formalizar como pequeno empresário. Para ser um MEI é necessário faturar no máximo R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

O MEI também pode ter um empregado contratado que receba salário mínimo ou o piso da categoria. Entre os benefícios estão o auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, bem como a emissão de nota fiscal e acesso ao crédito.

Criada há seis anos, a figura do Microempreendedor Individual possibilitou a formalização de mais de 5 milhões de negócios no país. O estado de São Paulo lidera com mais de 1,3 milhão de pessoas que trabalham por conta própria formalizadas pelo MEI.

Para divulgar essa categoria jurídica em expansão, o Sebrae-Campinas vai promover um ciclo de palestras gratuitas sobre a formalização de pequenos negócios com o objetivo de orientar sobre os procedimentos, cuidados no registro da atividade e o cumprimento das obrigações legais. No mês de agosto serão apresentadas quatro palestras, nos dias 5, 13, 20 e 25.

Na apresentação do tema, os interessados poderão esclarecer dúvidas, saber as obrigações e direitos do empreendedor, como efetuar o cadastro por meio do Portal do Empreendedor, bem como as atividades admitidas no MEI, os tributos e a contabilidade.

Serviço

Palestra: Como se tornar um Microempreendedor Individual

Data: 5 e 25 de agosto (10h às 12h), 13 de agosto (14h30 às 16h30), e 20 de agosto (19h às 21h)

Local: Escritório Regional do Sebrae-SP em Campinas (Av. Imperatriz Leopoldina, 272)

Inscrições gratuitas: 0800 570 0800

Recent Posts

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

2 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

3 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

3 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

3 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

3 hours ago

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

19 hours ago