Nas atividades do projeto, divididos em três grupos e a partir de pesquisas culturais, os jovens são estimulados a construir a partir de sua própria visão de mundo, o roteiro, animação e trilha sonora, em cinco dias de capacitação, produção e execução do curta.
Além de entrarem em contato com algumas produções do Núcleo de Cinema e Animação de Campinas (NCAC), os jovens realizam uma pesquisa sobre o tema das produções que, nessa edição, são os Jogos Olímpicos de 2016. A partir desta pesquisa, os próprios adolescentes, juntamente com os diretores do Núcleo, farão o story–board e toda a produção dos desenhos.
Ao final, são produzidos cinco curtas de três minutos de duração, mais um vídeo com o making of do processo de produção, com cinco minutos de duração. Todos os filmes e os respectivos making of são copiados num único DVD, que tem tiragem de 1.000 unidades, para distribuição a escolas, a TVs educativas e a festivais de vídeo.
No encerramento do projeto no dia 27, haverá um encontro entre os participantes de todas as oficinas, onde serão exibidos os filmes produzidos. No encontro, os participantes poderão falar sobre as suas percepções no decorrer do processo, promovendo a troca de experiências entre eles. Esta apresentação será aberta ao público, com entrada gratuita.
O projeto é uma realização do Núcleo de Cinema e Animação de Campinas (NCAC) e da Direção Cultura, com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. (Carta Campinas com informações de divulgação)