Em Campinas, por exemplo, mil mestros de uma avenida custou aos cofres públicos R$ 10 milhões. Ou, uma vistoria técnica saiu por nada menos do que R$ 600 mil.
O evento contará com palestras da senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR), do cientista social Mariano Laplane, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e do físico Cylon Gonçalves da Silva, da coordenação adjunta da FAPESP, entre outros especialistas.
O evento, que acontece no Instituto de Economia da Unicamp, abordará os problemas gerais enfrentados pela gestão pública, questões teóricas e diferentes experiências nas áreas de saúde, administração universitária e cultura.
De acordo com os organizados, o grande marco moderno de reorganização do serviço público brasileiro data do Estado Novo, com a criação, em 1938, do DASP (Departamento de Administração do Serviço Público), que culminou uma série de tentativas de padronizar, centralizar e racionalizar a gestão pública.
Outros marcos foram estabelecidos ao longo do regime militar e da Nova República, com uma constante que se traduz em uma legislação voltada para o controle de licitações e da execução orçamental, mas deixou de lado a organização da gestão dos serviços e de sua eficiência.
A permanência dos mesmos tipos de problemas evidencia a necessidade de comparar a experiência brasileira com outras formas de encarar o problema da gestão pública e as soluções encontradas em outros países. O Fórum Alternativas para a Gestão Pública é organizado pelo Fórum Pensamento Estratégico (PENSES.
Fórum Alternativas para a Gestão Pública
Dia: 23 de junho, terça-feira
Horário: 9h às 18h30
Local: Auditório Zeferino Vaz, Instituto de Economia/Universidade Estadual de Campinas
Endereço: Rua Pitágoras, 353, Cidade Universitária, Campinas (SP)
Mais informações
Artigo de Isaac Sobrinho relaciona as emendas e apadrinhamentos políticos e a contratação temporária de…
(foto Alex Ribeiro) A exposição "Dois Olhares", mostra que reúne trabalhos dos fotógrafos Alex Ribeiro…
(foto gabi perissinoto - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe, nesta quinta-feira, 18 de junho,…
Cena de "Esplendor" (foto divulgação) A exibição de "Esplendor" (2017), da diretora japonesa Naomi Kawase,…
(imagem reprodução) Traição à Pátria - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou…
(foto stu reprodução divulgação) Os trabalhadores e trabalhadoras da Unicamp votaram pela continuação da greve…