A Prefeitura de Valinhos vai retirar e replantar cerca de 100 palmeiras imperial (roystonea oleraceae) plantadas em canteiro central da Rodovia Comendador Guilherme Mamprim a partir deste mês. O Departamento de Praças e Jardins apontou em laudo que havia incompatibilidade no atual local, com riscos de acidentes aos motoristas. As palmeiras foram plantadas em administração anterior.
O laudo aponta que o canteiro é estreito e muito próximo ao leito carroçável da Rodovia, apresentando riscos de acidentes. “Por estarem muito próximas do leito carroçável, as plantas recebem calor e poluição dos escapamentos dos automóveis, prejudicando seu crescimento, sem falar que elas estão próximas da fiação em um local de difícil manutenção, por isso há risco de queda de folhas, o que pode vir apresentar acidentes”, aponta o documento.
Ainda de acordo com o laudo, as palmeiras imperiais podem atingir mais de 40 metros de altura e suas folhas mais de 5 metros de comprimento. Durante os anos que se seguiram após o plantio, a Secretaria de Meio Ambiente executou diversas substituições de mudas que não prosperaram. “Atualmente, num total de 135 metros plantadas no trecho avaliado, cerca de 30 mudas não obtiveram pegamento e as outras 105 estão em bom estado fitossanitário, porém com tamanhos desuniformes, já que o local de plantio não é adequado ao porte das mesmas”.
Diante desta avaliação, a Secretaria de Obras irá realizar o transplantio das árvores ao longo do ano em outras áreas. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…
(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…
(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…
O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…