Cinema brasileiro tem destaque em programação semanal gratuita

A programação de cinema semanal gratuita do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, exibirá entre os dias 15 e 19 de junho filmes que contemplam o cinema brasileiro.

Na segunda-feira, 15, será exibido o filme “Flores Raras”, de Bruno Barreto. 1951, Nova York. Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell (Treat Williams). Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf), que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra. É o início de um romance acompanhado bem de perto por Mary, já que ela aceita a proposta de Lota para que adotem uma filha. (1h44min)

Na terça-feira, 16, a exibição será do filme “Quase Samba”, de Ricardo Targino. Teresa (Mariene de Castro) é uma cantora de samba, que mora na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Mãe solteira de um filho pequeno, ela está grávida do segundo filho, e luta para sustentar a família. Dois homens aparecem em sua vida: o primeiro é o antigo namorado, um policial grosseiro e violento (Otto), e o segundo é um jovem atencioso (João Baldasserini), disposto a assumir a paternidade do futuro bebê. Enquanto o coração de Teresa se divide, ela conta com a ajuda do melhor amigo (Cadu Fávero). (1h22min).

Na quarta-feira, 17, acontecerá o lançamento de três curtas-metragens. O primeiro, “Pra quem tem amigos”, de Ronaldo Santiago. Quando o membro mais jovem do grupo toma uma decisão considerada equivocada pela maioria é hora de agir. Impedir o sócio de entrar em uma tremenda roubada se torna fundamental para que a parceria continue. Irmão e amigos se unem para resgatar o amigo desorientado pelos padrões sociais. Duração: 15min

O segundo é “Papel da Infância”, também de Ronaldo Santiago. Um trabalho sem sentido, um relacionamento sem sentido, uma vida morna… O que resgata o que há de humano neste personagem que nem nome tem? Sua “fuga para o mato…, e o desejo de pedir à mãe que cosa… ” sua alma frouxa… Dois poemas de Drummond narram os momentos do personagem que toda a noite, sozinho, se reencontra, buscando sua identidade real nas lembranças da infância. Duração: 8min

“Inphernus”, de Ronaldo Santiago e  Marcos De Vuono, é o terceiro curta a ser lançado no dia. Curta metragem que conta a trajetória de Dante, um homem comum que se vê pressionado em um jogo de gato e rato, em que sua vida parece ser apenas mais uma peça de tabuleiro. Disposto a mudar o curso de sua história, Dante busca vingança e quer eliminar seus algozes de uma maneira diferente: apagá-los de suas lembranças. Duração: 26min

A sessão das 19h contará com a presença dos diretores, produtores e atores. Neste dia também será realizada a Campanha do Agasalho.

“O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra, será exibido na quinta-feira, 18.  O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente. Logo descobre que Bernardo mantinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes. (1h40min).

A programação da semana se encerra com “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro. Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo. (1h36min).

Todas as sessões acontecem às 16h e às 19h. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

 

Recent Posts

A realidade nebulosa da exposição coletiva sobre luz e sombra na Galeria Contempo

Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…

6 hours ago

‘Assaga: Uma Aventura de Palhaça’ coloca a experiência feminina no centro da cena

(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…

6 hours ago

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

14 hours ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

14 hours ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

1 day ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

2 days ago