Banda Black Rio abre a série Movimento Grandes Bandas Grandes na Concha Acústica

A segunda edição consecutiva do Movimento Grandes Bandas Grandes será aberta em Campinas no próximo dia 28 de junho, domingo, às 17h, na Concha Acústica do Taquaral, com a Banda Black Rio, criada nos anos 1970 e que colocou no mesmo caldeirão sonoro o jazz, o funk, o samba e a gafieira.

A abertura do show será feita pelo DJ Barata, que, a partir das 16h, irá apresentar suas preciosidades musicais para o público que for chegando ao local.

A série, que já trouxe nomes importantes da cena instrumental, como Mantiqueira, Hermeto Pascoal, Jazz Combo, entre outros, para a cidade de Campinas, é uma idealização de Tiago Gomes (curador do projeto) e Caco Piccoli. A realização é da Prefeitura de Campinas em parceria com o bar/restaurante Almanaque Café.

O objetivo do projeto, segundo Tiago Gomes, é criar mais um espaço para a difusão cultural do gênero. “Sinto uma real necessidade de que, cada vez mais, espaços sejam viabilizados com o intuito de trazer ao conhecimento do grande público a obra de artistas que se dedicam integralmente na criação e no cuidado daquilo que temos de melhor e que nos define como brasileiros em relação ao mundo todo, que é a nossa música. Nada melhor que trazer isso em um dos melhores estilos que produzimos, as nossas grandes bandas de música brasileira”, afirma.

A Banda Black Rio (BBR) é uma das mais importantes bandas brasileiras. Nos anos 70, quando a banda surgiu, foi estabelecida uma filosofia – ter o samba com funk-grooves nas bases, trazer encorpados arranjos de metais e misturar tudo harmonicamente com diferentes ritmos brasileiros. Desde então, a Banda Black Rio tem sido uma grande referência para o mundo da música. 

Em 1977, a Banda Black Rio lança o primeiro disco – Maria Fumaça – pela Warner Music. Em 1978, lança pela gravadora RCA o álbum Gafieira Universal, considerado um dos melhores álbuns já lançados no mercado. O terceiro álbum – Saci Pererê – foi lançado em 1978 e relançado em 1980. A partir daí, a banda ganha ainda mais força no mercado internacional.

Após uma longa parada, a Black Rio é retomada numa nova formação. Em 2000, lança o CD Movimento e em 2002 lança na Inglaterra o álbum Rebirth. Em 2011, a Black Rio expande seu conceito e traz ao público seu 6º álbum – Super Nova Samba Funk. O álbum mostra que é mais do que um conceito musical, é a unificação da música negra numa variedade de rimos desde jazz ao rap. É a união dos estilos, artistas e gerações. 

A apresentação será gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Movimento Grandes Bandas Grandes
Show com a Banda Black Rio
Quando: 28 de junho (domingo), 17h. Abertura do show com DJ Barata, 16h
Onde: Concha Acústica do Taquaral (Lagoa do Taquaral)
Entrada gratuita
Realização: Secretaria de Cultura e Almanaque Café
Idealização: Caco Picolli e Tiago Gomes
Curadoria e direção artística: Tiago Gomes
Produção: GBG produções e Direção Cultura

Recent Posts

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

7 minutes ago

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

6 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

7 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

8 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

8 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

8 hours ago