Atelier Vivaz recebe a exposição ‘Ver e Sentir’, da artista Márcia Vinhas, e lançamento de livro

No próximo sábado, 20 de junho, das 10h às 16h, acontece no Atelier Vivaz, em Campinas, a abertura da exposição “Ver e Sentir”, da artista plástica colorista e escritora Márcia Vinhas Fernandes, e também o lançamento do livro de sua autoria “Arte de ver e sentir”.

A artista Márcia Vinhas Fernandes trabalha com a cor. Todo o seu trabalho é feito “alla prima”, em tinta óleo, sem desenhos ou retoques. “Alla Prima” é um método de pintura direta na tela, é uma expressão italiana utilizada para nomear uma técnica, originalmente a óleo, praticada no século XVII. O resultado é atingido após uma única aplicação. Este método requer segurança, pois o artista trabalha com a rapidez e a liberdade, sendo necessária grande habilidade na aplicação da “tinta” e seus movimentos.

Posteriormente, a artista aprendeu a técnica da Veladura, uma técnica tradicional, associada à pintura a óleo. É utilizada para realizar mesclas. Ela vem do Renascimento, século XV, é aplicada em separado, em sucessivas camadas finas e transparentes de pinturas, produzindo tons de uma grande riqueza e luminosidade. A camada fina e transparente aplicada sobre a pintura seca, modifica sua tonalidade e serve para iluminar, sombrear, obter variações de tons.

Desta forma, criou sua linguagem através das pinceladas, unindo técnicas e procurando aveludar as cores, obtendo, assim, um efeito tridimensional. A composição da tela está na junção das cores, através das pinceladas com movimento, obtidas com as técnicas estudadas e o Impressionismo.

Já o livro “Arte de Ver e Sentir” é um livro para principiantes em arte, lançado na Bienal, em São Paulo.
Um livro para quem quer entender um pouco e se deliciar com as criações… as cores… as formas… as transparências… as épocas… os estilos…

O livro faz um paralelo com as épocas históricas e do Brasil, explica algumas técnicas, fala um pouco de cores, apresenta alguns pintores. Faz também um apanhado rápido e direto no mundo da arte, desde montagem de exposições até o comportamento em museus. Um livro para ler e reler sempre, usar como pesquisa, para levar em museus e exposições. O prefácio é da historiadora Mônica Hernandes.

A exposição poderá ser visitada até o dia 16 de julho. Mais informações no evento no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

14 hours ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

14 hours ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

15 hours ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

16 hours ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

16 hours ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

16 hours ago