Pioneiro na utilização de mídias contemporâneas, como a arte postal, audioarte, videoarte e xerografia no Brasil, Paulo Bruscky é um dos maiores artistas conceituais na arte brasileira e o conjunto de sua obra contribui diretamente aos campos da performance e intervenções urbanas desde a década de 1960.
O artista enfatizará essa contribuição e a maneira como os happenings, performances e intervenções se integram aos outros modos de expressão usados por ele.
Além disso, o artista também apresentará ao público três performances inéditas, vai expor vídeos e promover bate-papos sobre arte contemporânea.
Em ‘Seleção Paulo Bruscky – Sessão Comentada’, o artista utiliza vídeos e imagens feitos na década de 60 até os dias atuais para comentar algumas de suas ações de destaque no universo da arte contemporânea. Já a arte no contexto sociocultural será discutida em ‘Encontros com Paulo Bruscky’, uma oportunidade para o público entender melhor o pensamento do artista.
O público também terá o privilégio de acompanhar três performances inéditas. Em ‘Memórias’ frases serão escritas em uma tela cuja tinta se evapora com a ajuda de ventiladores. O poema visual vai ser feito a partir da ‘Liquidificação’ de papéis e outros materiais, colocados em uma caixa de acrílico. Em ‘Poema Linguístico’, um elemento incomum será usado para formar a composição visual: a língua.
O projeto Performance tem por objetivo promover o espaço para a prática e discussão da performance enquanto linguagem artística específica.
* Paulo Bruscky nasceu em Recife no ano de 1949 e é um dos maiores artistas conceituais na arte brasileira. O artista foi responsável por renovar a cena artística nacional dos anos 1970 e por inserir na arte brasileira outros tipos de mídias como xerox, fax, carimbo, artdoor, entre outras. O artista desenvolve, através do uso de palavras e intertextualidade, um trabalho carregado de significado. É reconhecido como um dos mais importantes renovadores da cena artística contemporânea do Brasil. No período de 1979 a 1982 realizou 30 filmes de artista/videoarte. Em 1980, inventou os “xerofilmes”, que são filmes feitos a partir de imagens xerográficas, abrindo um novo campo para o desenho animado e o cinema experimental.
(Carta Campinas com informações de divulgação)
Veja abaixo os detalhes da programação da 19ª edição do projeto Performance no Sesc:
Exposição PAULO BRUSCKY EM VÍDEOS E REGISTROS
Exposição de quatro programas de videoperformance e registros de ações feitas por Paulo Bruscky ao longo de sua carreira artística, que teve início na década de 60 e continua até hoje. Classificação etária: Livre.
Data: De 19 a 24, terça a sexta, das 9h30 às 21h30, sábado e domingo, das 9h30 às 18h.
Local: Saguão da Biblioteca.
GRÁTISBate-Papo SELEÇÃO PAULO BRUSKY – SESSÃO COMENTADA
Retirada de ingressos no dia da atividade na Central de Atendimento.
O artista Paulo Bruscky seleciona, apresenta e comenta algumas de suas ações mais relevantes para a discussão da arte na contemporaneidade, a partir de registros em vídeo e imagens feitos entre a década de 60 e os dias atuais.
Classificação etária: 14 anos.
Data: Dia 21, quinta, às 19h30.
Local: Teatro.
GRÁTISBate-Papo ENCONTROS COM PAULO BRUSCKY
Bate-papo com o artista pernambucano Paulo Bruscky sobre a contemporaneidade e a arte
no contexto sociocultural.
Classificação etária: Livre.
Data: Dia 22, sexta, às 19h30 e dia 23, sábado, às 16h.
Local: Comedoria.
GRÁTISPerformance MEMÓRIAS
A performance será realizada com frases escritas em uma tela, com tinta que evapora e some com a ajuda de ventiladores.
Classificação etária: livre.
Data: Dia 22, sexta, às 13h.
Local: Área de Convivência.
GRÁTISPerformance LIQUIDIFICAÇÃO
Produção de poemas visuais junto aos frequentadores do Sesc a partir da liquidificação de papéis e outros materiais. O produto/mistura será acumulado em uma caixa de acrílico transparente virando poema visual.
Classificação etária: livre.
Data: Dia 23, sexta, às 13h.
Local: Área de Convivência.
GRÁTISPerformance POEMA LINGUÍSTICO
O artista carimba cores com a língua, gerando uma composição visual aleatória.
Classificação etária: livre.
Data: Dia 24, domingo, às 13h.
Local: Área de Convivência.
GRÁTIS