Por Leonardo Fonseca
As mudanças de ritmos dentro de uma mesma música, é a marca principal do quinteto. “As mudanças não ocorrem de forma progressiva, como num Yes ou num Pink Floyd, que trabalham com dinâmica crescente e mudanças rítmicas graduais. A mudança rítmica na Instrumentália é mais descontínua, mas não deixa de imprimir uma progressão”, explica João Júlio.
O grande mercado musical, dominado por musicas ‘comerciais’ e suas gravadoras, restringe o reconhecimento de vários grupos que estão fora deste padrão. Segundo João Júlio, percussionista da banda, o maior desafio encontrado por eles é justamente o mercado musical ainda dominado por grandes gravadoras e por seus artistas de plantel. “Isso acaba dificultando, grupos com som autoral e com uma proposta incomum e fora desse padrão de mercado”, afirma.
Para a banda, a vantagem de colocar um CD disponível gratuitamente na rede é a possibilidade de qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo escutar o seu som. “Isto aumenta a visibilidade da banda e transcende as fronteiras geográficas”, comenta João Júlio.
Para o grupo, que testa novas alternativas para a conquista do público, também encontra problemas na hora da produção do material, gravação, masterização e arte gráficas, pois para tudo isso é necessário dinheiro, dinheiro esse, que vem do bolso dos integrantes da banda. Entretanto, o grupo faz shows em Barão Geraldo, em cidades do interior e em São Paulo. Além disso, já fez turnê em Londres e em Amsterdam.
Escute & Baixe:
Donwload do CD: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13 (Clique no número da faixa do CD Instrumentália)
(Todos os donwloads do Escute & Baixe são permitidos ou baixados diretamente na página do artista)