Prefeitura de Valinhos decreta estado de emergência em relação à dengue

A Prefeitura decretou estado de emergência na cidade em razão da dengue. Os casos da doença na cidade contabiliza 736 notificações, 219 casos positivos, sendo 183 autóctones e 36 importados.

A Prefeitura descartou, na quarta-feira (15), que a dengue tenha sido a causa da morte de dois pacientes que passaram por atendimento nas UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h e Santa Casa de Valinhos, no último mês de março.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o laudo oficial que veio da IAL (Instituto Adolfo Lutz) aponta que o primeiro caso investigado foi de morador do Bairro Bom Retiro, 59 anos. A causa da morte foi por febre maculosa.

Já o segundo caso investigado foi do paciente que mora no bairro Jardim Celani, 66 anos e morreu no último dia 31 de março. A Santa Casa, colheu amostras de sangue para apurar duas suspeitas: de dengue e febre maculosa, porém, as duas suspeitas foram descartadas.

“A dengue é uma doença que tem progressão rápida, e o que nós observamos, este ano, são todas as condições favoráveis para a proliferação do mosquito. Com os casos positivos, fica mais fácil o mosquito picar uma pessoa infectada e, assim, começa a se disseminar a doença. Por isso, junto à população temos que unir forças para combater esta doença”, disse o prefeito Clayton Machado.

Entre as ações emergenciais, na semana passada, foram instaladas 12 lâmpadas que servem como armadilha para o mosquito da dengue. Ainda dentro da intensificação de combate ao aedes aegypti, são realizadas rotineiramente visitas casa a casa, onde a Vigilância Epidemiológica e Zoonoses orienta a população sobre medidas de prevenção para reduzir os casos de dengue. A equipe é composta por 20 integrantes que se dividem por bairros, passando ainda em pontos estratégicos, como borracharias, ferro-velho e locais onde há reciclagem de lixo.

Outra ação ativa em Valinhos é o Disk Dengue, que já contabiliza cerca de 2 mil ligações. A ação tem auxiliado a equipe na resolutividade às demandas. “Quando são registrados casos de dengue, a equipe de Saúde direciona os munícipes para uma das 13 Unidades Básicas de Saúde da cidade e, em casos de urgência, para à UPA 24 horas”, relatou. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

21 hours ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

1 day ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

1 day ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

1 day ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

1 day ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

1 day ago