Lixo no Jardim Colúmbia pode disseminar ainda mais a dengue em Campinas

Um vídeo, realizado pelos coletivos de Comunicação que vêm atuando dentro do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Campinas, narra a situação de pessoas que vivem no bairro Jardim Colúmbia, na periferia de Campinas (SP), próximo ao aeroporto de Viracopos.

O Coletivo Moinho hospedou o vídeo no seu canal.

Há no bairro uma grande vala, que acumula lixo e já é um grande fator de proliferação da epidemia de dengue em Campinas, que está fora de controle e é a maior epidemia da história da cidade.

Veja mais:
Campinas confirma 22,5 mil casos de dengue e mais uma morte pela doença

O local, na região do Campo Belo, sofrem com a pressão para serem desapropriados de acordo com interesses comerciais de grandes empreendimentos.

Segundo o Coletivo Moinho, uma das ações feitas para pressionar a população local foi a escavação de uma vala de centenas de metros, isso já faz cerca de dois anos, com o intuito de não permitir que a ocupação pela moradia avance. “Este mesmo buraco tem acumulado muito lixo e muitos bichos, gerando doenças às famílias. No último mês, segundo pesquisas, a região do Campo Belo foi apontada como a que mais tem casos de Dengue na cidade”.

No vídeo, a moradora Carmem conta sobre a situação do lixo acumulado na vala e que prefeitura e Aeroporto de Viracopos se recusam a limpar a áera. Acompanhe abaixo:

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

1 hour ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

1 hour ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

2 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

18 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

19 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

23 hours ago