Culpa da Dilma! Greenpeace protesta contra imposto estadual em Brasília

O governo de Dilma Rousseff (PT) se transformou no responsável de todos os problemas e leis do país, inclusive problemas que são da alçada de governos estaduais. Ativistas da organização não governamental Greenpeace fizeram nesta quinta-feira (23) uma ação, em frente ao Palácio do Planalto, para pedir ao governo que incentive o uso da energia solar. “Viemos aqui ver se a presidenta aceita nossa oferta para que o governo acredite que a energia solar é a solução de que o Brasil precisa para sair da crise e está disposto a conceder os incentivos que a fonte precisa para chegar à casa de todos os brasileiros”, explicou a coordenadora da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil, Bárbara Rubim.

Segundo ela, o incentivo do governo se daria por meio de apoio à alteração na forma de incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para tornar esse tipo de energia mais competitiva. O problema é que nesse caso não adianta o apoio do governo federal. O ICMS é um imposto estadual, nada tem a ver com o governo federal, e basta uma canetada do governadores para que ele abaixe nos estados.

Talvez se o protesto for contra a presidente Dilma, há mais chance de aparecer nas TVs. Em um caminhão parado em frente à sede do Executivo federal, eles estenderam uma faixa com a frase “Dilma, o Brasil precisa de energia positiva. Solar no Planalto: nós instalamos”, para oferecer à presidenta Dilma Rousseff a instalação gratuita de placas solares no prédio. Os participantes do ato se posicionaram em frente à rampa do Palácio do Planalto segurando placas de energia solar.

A coordenadora do Greenpeace apontou benefícios para o uso da energia solar. “Ela é complementar às hidrelétricas. Num período de grande estiagem por que passamos, é quando a geração de um sistema fotovoltaico fica potencializada. Além disso, a energia solar não polui o meio ambiente e tem geração de empregos muito maior que as fontes que usamos no Brasil”, disse Bárbara.

Integrantes do Greenpeace foram recebidos por representante da Secretaria-Geral da Presidência e entregaram uma carta endereçada à presidenta Dilma e uma placa de geração de energia solar. A Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que não vai se manifestar sobre a atividade do Greenpeace.

A ação provocou lentidão no trânsito em frente ao Palácio do Planalto e atraiu a atenção de grupos de estudantes que visitavam o prédio e a Praça dos Três Poderes. (Carta Campinas com informações da Agência Brasil)

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

11 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

11 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

17 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

18 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

18 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

18 hours ago