Com represas cheias, Valinhos raciona água por temer colapso no Cantareira

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) vai continuar com o racionamento de água na cidade mesmo com os reservatórios cheios. O receio da Prefeitura é que o Sistema Cantareira entre em colapso no período de estiagem deste ano, além de queda na média das chuvas nos próximos meses na região.

O Sistema Cantareira abastece o Rio Atibaia, de onde Valinhos retira 50% de toda a água necessária para os habitantes da cidade. Atualmente, o Sistema Cantareira está operando apenas com o volume morto, ou seja, está abaixo do que normalmente seria considerado zero. Para chegar no nível zero, o Cantareira precisaria ainda receber 65 bilhões de litros de água, mas agora já começa o período de poucas chuvas.

As chuvas medidas pelo DAEV em fevereiro e março contribuíram para que os mananciais internos de Valinhos, que abastecem 45% da cidade, ficassem com 100% da capacidade. São as Barragens João Antunes dos Santos, Figueiras, Moinho Velho e Santana do Cuiabano. De acordo com o diretor de Operações e Manutenção do DAEV, Marcello Lino, o acumulado dos três primeiros meses do ano na estação medidora foi de 525 milímetros, bem abaixo da média para o trimestre, que é de 656 milímetros.

O racionamento de água em Valinhos só deve terminar após a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA-2), que permitirá o tratamento de mais 12 milhões de litros de água

PCJ- As chuvas de 2014-2015 não foram suficientes para recarregar totalmente as nascentes das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (BCJ). Mesmo com as chuvas de fevereiro e março, as vazões dos rios das Bacias PCJ estão abaixo da média para o período. De acordo com o Consórcio PCJ, com a estiagem, a partir de abril, as vazões devam reduzir drasticamente. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

18 hours ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

23 hours ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

1 day ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

1 day ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

1 day ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

1 day ago