Canja Instrumental traz sonoridade múltipla em apresentações musicais gratuitas

Neste mês de abril, a programação do projeto Canja Instrumental destaca a autoria e a interpretação livre, com a curadoria do grupo Meia Dúzia de 3 ou 4, “uma banda independente e ligeiramente paulistana” que procura através da sátira retratar o cotidiano e suas idiossincrasias.

A próxima apresentação musical do projeto acontece nesta segunda-feira, 13, com Daniel “Pezim” e convidados que irão desenvolver uma sonoridade baseada no “olhar”, na interação in loco entre seus integrantes. A apresentação acontece às 21h na Praça Angelina Caselatto Antoniolli, em Barão Geraldo.

Daniel “Pezim” e convidados é um projeto de música instrumental no qual a sonoridade se baseia principalmente na interação desenvolvida entre os integrantes do grupo durante improvisações a partir de um repertório constituído por composições autorais de Daniel “Pezim” e canções do repertório jazzístico. O grupo é formado por João Vitor Bueno (piano), Daniel “Pezim” (contrabaixo acústico), Giorgio Francisco (guitarra) e André Oliveira (bateria).

No dia 25 de abril, sábado, às 17h, no Centro de Convivência Cultural de Campinas, no Cambuí, é a vez de mais uma Mostra da “Cozinha da Canja Instrumental”. O termo cozinha é usado para representar a “galera que segura” a Canja, são as e os musicistas que chegam primeiro levando seus instrumentos para compartilhá-los com as e os outros músicos que aparecem ao longo da noite. Sua formação é variada, mas em geral é composta por bateria, baixo, guitarra, piano e instrumento de sopro (sax ou trompete). Representam a alma da Canja e sem elas e eles dificilmente a mesma aconteceria.

Encerrando a programação de abril, no dia 27, segunda-feira, o público poderá experimentar o som e a irreverência do grupo ½ Dúzia de 3 ou 4, às 21h, na Praça Angelina Caselatto Antoniolli, em Barão Geraldo. Criador de uma atmosfera sensorial que vai desde Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Rumo, Língua de Trapo, Mulheres Negras ao ‘Premê’, bem como a outras essenciais referências musicais, de ‘Novos Baianos’ a Amália Rodrigues, o grupo é um espaço onde tudo se mistura e forma um círculo coeso entre as diversas influências. Meia Dúzia de 3 ou 4 é uma banda bem brasileira, com a transgressão característica que coube aos grandes mestres da ‘Lira Paulistana’.

A Praça Angelina fica em frente do Vila Bar, na esquina da Avenida Santa Isabel com a Rua Armando Sebastião Bonomi, próxima a caixa d’água, acima da Moradia Estudantil.

As apresentações são abertas a todos e gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

2 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

2 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

2 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

19 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

20 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

24 hours ago