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Campinas terá mutirão de serviços gratuitos entre dia 27 e 30 de abril

A 3ª Semana do Trabalhador de Campinas, realizada pela Secretaria de Trabalho e Renda da Prefeitura de Campinas, entre os dia 27 e 30 de abril, terá 14 estandes de serviços gratuitos. O evento, que espera realizar 23 mil atendimentos à população, acontece na Praça José Bonifácio (em frente à Catedral, sempre das 9h às 16h.

Nos quatro dias do evento os interessados poderão buscar informações sobre benefícios previdenciários, aposentadoria especial para pessoas com deficiência, formas de contribuir com o INSS, vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho, orientação de carreira, acesso a cursos de capacitação da FUMEC, Ceprocamp e Pronatec, além de informações sobre os cursos existentes e como participar deles no Senac, Senai e SEST/Senat.

Também foi montada uma praça de alimentação e um palco para shows com artistas da região. A praça de alimentação contará com tendas de empreendedores que participam do programa Economia Solidária do CPAT – Centro Público de Apoio ao Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTR).

“A 3ª Semana do Trabalhador realizada em Campinas tem como objetivo facilitar o acesso, principalmente de quem trabalha em horário comercial, a diversos serviços que já existem mas que, por falta de tempo, as pessoas não conseguem se deslocar até os locais de atendimento”, explica Arnaldo Salvetti, secretário de Trabalho e Renda.

A unidade de atendimento móvel da Sanasa prestará ajuda para negociação de débitos, emissão de segunda via da conta, inscrição na tarifa social entre outros serviços. Já o veículo do Porta Aberta, da Prefeitura, dará informações sobre emissão de demonstrativo de débitos e de guias para pagamento, emissão de segunda via de carnês IPTU E ISSQN, parcelamento de débitos e emissão de guias do ITBI. O Procon dará orientações sobre os direitos dos consumidores e fará registro de reclamações e denúncias. O Sebrae por sua vez, dará orientações às pessoas que queiram abrir ou formalizar um negócio, ou melhorar a gestão para quem é micro ou pequeno empresário.

Confira abaixo todos os serviços oferecidos durante a 3ª Semana do Trabalhador:

Associação Brasileira de RH – ABRH – Orientação de Carreira

Banco do Povo Paulista – Microcrédito Produtivo e Orientado: Informações e encaminhamento para a Unidade de Atendimento aos interessados em empréstimos; Informações gerais sobre o BPP e Informações gerais sobre o perfil do tomador.

Casa do Empreendedor / MEI – Formalização de empreendedores ao MEI; Alterações de dados cadastrais e impressões de boletos e formulários; Baixas; Declaração de faturamento; e orientações gerais.

CIEE – Cadastramento de estudantes para os programas de estágio e aprendizagem; Encaminhamento de cadastrados para as oportunidades dos programas de estágio e aprendizagem e Divulgação dos cursos à distância que são gratuitos para os estudantes cadastrados.

CIMCAMP – Monitoramento externo através das câmeras da cidade.

Conselho dos Direitos da Mulher – Distribuição de material sobre o CMDM e as Entidades Civis que constituem o Conselho, além de pesquisas sobre a importância do Juizado Especial de Violência Doméstica em Campinas.

CPAT – Captação de Vagas junto a empregadores; Cadastramento e encaminhamento de trabalhadores às vagas de emprego; Emissão de Carteira de Trabalho; Plantão de Orientação para o Trabalho.

Economia Solidária (Barracas Alimentação e Artesanato) – Exposição e comercialização de produtos de artesanato e alimentação produzidos pela rede solidária (cooperativas, horta comunitária e grupos associativos).

EMDEC – Credenciamento para vagas de Idosos e Deficientes

Força Sindical e Sindicato Nacional dos Aposentados – Atendimentos aos aposentados sobre os serviços de desaposentação, entre outros.

FUMEC/Ceprocamp – Divulgação e Inscrição para Educação de Jovens e Adultos – EJA, cursos técnicos e de qualificação profissional.

INSS – Atendimento de Orientação e Informação: Filiação e Inscrição na Previdência Social, Rede de Atendimento do INSS, Benefícios da Previdência Social, Distribuição de material informativo. No dia 30/04, na parte da tarde, haverá uma palestra para o público no auditório do CPAT Centro, com o tema: Aposentadoria Especial para Deficientes e Formas de contribuir com o INSS, com a participação da Dra. Denilse Siqueira Paulista Basso.

Secretaria de Saúde – Atividades de orientação da área de saúde.

Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Divulgação dos serviços oferecidos pela Secretaria e pelo CRPD-Centro de Referência da Pessoa com Deficiência; Divulgação do Programa de Empregabilidade para Pessoa com Deficiência; Cadastro de Currículos de Pessoas com Deficiência para encaminhamento ao mercado de trabalho.

SENAC – Informação e divulgação de cursos de qualificação profissional ofertados nas suas diversas modalidades (livres, capacitação, habilitação técnica, especialização técnica, pós-graduação e aprendizagem).

SENAI “Prof. Dr. Euclides Zerbini” – Divulgação e matrículas para os cursos de Qualificação Profissional ofertados nas suas diversas modalidades.

SENAI “Roberto Mange” – Divulgação e matrículas para os cursos de Qualificação Profissional ofertados nas suas diversas modalidades.

SEST/ SENAT – Divulgação dos cursos de Qualificação Profissional ofertados nas suas diversas modalidades.

Sanasa – Atendimento Móvel – Atendimentos ao consumidor: Alteração cadastral; Negociação de contrato/serviços/multas; Parcelamento/negociação de débitos de consumo; segunda via de contas; Tarifa social, dentre outros.

SEBRAE – Atendimento Móvel – Atendimentos e orientações às Pessoas Físicas/Empreendedores que queiram abrir ou formalizar um negócio e a Micro Pequenos Empreendedores para melhoria da gestão de seus negócios.

Porta Aberta – Emissão de demonstrativo de débitos; Emissão de guias para pagamento à vista; Emissão de segunda via de carnês IPTU E ISSQN; Parcelamento de débitos; Emissão de guias do ITBI.

Procon – Atendimento Móvel – Orientações sobre direitos consumeristas; Distribuição de material educativo; Registro de reclamações e denúncias.

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