Caixa Econômica Federal eleva juro habitacional pela segunda vez este ano

A Caixa Econômica Federal (CEF) informou hoje (16) que voltou a elevar os juros de financiamentos habitacionais contratados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE), no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Os juros anuais para operações na modalidade subiram 0,3 ponto percentual. O SFH financia imóveis até R$ 750 mil.

Com o reajuste, os juros sobem de 9,15% para 9,45% ao ano para quem não tem conta na CEF. Para os correntistas, as taxas sobem de 9% para 9,3% ao ano. Os correntistas que recebem o salário pelo banco, servidores que também são correntistas e servidores que recebem salário pela Caixa subirá de 8,7% para 9%. Segundo o banco, as taxas valem para operações contratadas desde segunda-feira (13).

Outra alteração foi o percentual máximo financiado, que caiu de 90% para 80% do valor do imóvel. Por meio de nota, a instituição disse que “mesmo com este ajuste, continuará oferecendo as melhores taxas do mercado”.A CEF destacou que a nova elevação reflete a alta das taxas básicas de juros.

Em sua última reunião, em março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Selic, taxa básica de juros da economia, em 0,5 ponto percentual. Atualmente, a Selic está em 12,75% ao ano. É asegunda vez este ano que a Caixa sobe os juros da habitação. Em janeiro, o banco anunciou o aumento das taxas do crédito habitacional também em função das elevações na Selic. O Banco Central retomou o ciclo de altas da taxa básica em outubro de 2014. (Agência Brasil)

Recent Posts

Direto do Maranhão, Grupo Cena Aberta apresenta ‘Memórias em Maranhês: A Casa’

(foto ana mendes - divulgação) O Grupo Cena Aberta, do Maranhão, apresenta “Memórias em Maranhês:…

16 hours ago

Coletivo SHN comemora 25 anos de trajetória com exposição gráfica no Pavão Cultural

(foto divulgação) Com traços fortes, cores vibrantes e uma trajetória construída nas ruas, o coletivo…

16 hours ago

STF manda juízes dos tribunais de 7 estados devolverem salários exorbitantes e ilegais

(foto antonio cruz - ag brasil) O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal…

16 hours ago

Conceição Evaristo fala sobre o conceito ‘escrevivência’ em entrevista na ADunicamp

Sílvia Gatti e Conceição Evaristo (imagem divulgação) A presença de Conceição Evaristo na Unicamp, no…

18 hours ago

Veja a programação completa da 12ª Mostra Jazz Campinas

(foto maycon soldan - divulgação) A Mostra Jazz Campinas, tradicional festival de jazz, e parte…

2 days ago

Lançamento coletivo reúne sete primeiras autoras de selo editorial de Campinas

(imagem divulgação)  O Selo Editorial Capitolinas realiza neste sábado, 15 de agosto, das 16h às…

2 days ago