Ícone do site Wordpress Site

18ª edição do Performance terá conjunto de atividades propostas pelo artista Wagner Rossi

Entre 16 e 19 de abril, a 18ª edição do Projeto Performance, que acontece no Sesc Campinas, traz à cidade um conjunto de atividades denominado ‘Presente’, proposto pelo artista mineiro Wagner Rossi Campos. A ação interage com a exposição “31ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas”.

O conjunto de atividades chamado ‘Presente’ traz seis momentos de apresentação de performances e um laboratório voltado aos artistas e estudantes de arte, que podem participar de um processo de criação coletiva para ser apresentado na tarde do domingo, dia 19/4. Nela, as ações são construídas ininterruptamente a partir da aproximação entre objeto e corpo.

No contexto, como pano de fundo, a 31ª Bienal de Artes de São Paulo – Obras Selecionadas, torna-se o objeto do artista. Durante o desenvolvimento e construção da arte, o corpo (do artista) se aproxima do objeto (espaços interiores da exposição da bienal), desdobrando-se em ações com objetivo de provocar atritos e as tensões em que a arte da performance se cria, incorporada a outros espaços instituídos como arte contemporânea.

Dentre os destaques da 18ª edição do Performance, destaca-se o Laboratório e a Tarde Perpendicular, desdobramentos de uma das mais destacadas ações da trajetória do artista. Perpendicular é um projeto de arte contemporânea focado nas manifestações artísticas efêmeras – expressões performáticas, intervenções urbanas, instalações processuais. O projeto tem como objetivo intervir em espaços urbanos – praças, ruas, cidades, bairros – e territórios artísticos – museus, galerias de arte e instituições artísticas – ativando redes colaborativas de expressão, capazes de ampliar as relações entre artistas, curadores, pesquisadores, estudantes e público em geral.

Em suas investigações territoriais, o projeto de Wagner já aconteceu em seu próprio apartamento, livrarias, galerias de arte, museus, numa favela (barragem Santa Lucia – BH) e, também, em diferentes capitais do país e no exterior, assim como dentro de outros eventos de arte no Brasil, como a 31ª Bienal de São Paulo, que reuniu mais de 50 artistas da performance no Pavilhão do Ibirapuera em 2014.

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Mais informações na página do Sesc na internet.

A seguir, todos os detalhes da programação da 18ª edição do projeto Performance:

DIA 16 – performance UM MÚLTIPLO
Classificação indicativa: livre.
A ação/ocupação com cadeiras e outros objetos propõe uma reflexão sobre o lugar do artista e do espectador diante de uma mostra de arte, ativando presenças poéticas no vazio de suas necessidades. O objetivo é desestabilizar o fluxo do visitante, gerando conflitos no território de passagem e de contemplação das obras, instigando reflexões sobre o que pode ou não ser definido como arte dentro de contextos institucionais, criando novas experiências junto ao público.
Data: Dia 16 de abril, quinta, das 16h às 21h30.
Local: Saguão do Galpão, Galpão Multiuso e Jardim do Galpão.
GRÁTIS

DIA 17 – performance FRÁGIL CONTATO
Classificação indicativa: livre.
Vinte pratos empilhados sobre uma cadeira. O performer pega o primeiro prato. Suspenso, entre a boca e a parede, o prato cai após certo tempo. A sequência se repete durante toda a performance. Um rastro de cacos brancos preenche todo o espaço.
Data: Dia 17 de abril, sexta, às 12h30.
Local: Área de Convivência.
GRÁTIS.

18h – ALGUMA IDENTIDADE
Classificação indicativa: livre.
A performance propõe uma interação com o conteúdo relativo à configuração da exposição da 31ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas.
Data: Dia 17 de abril, sexta, às 18h.
Local: Galpão Multiuso.
GRÁTIS.

21h30 às 22h – performance TERRITÓRIO DE OBRA AO ACASO – DORMINDO NO RECORTE
Classificação indicativa: livre.
O artista pernoita dentro do espaço expositivo refletindo sobre o sentido da permanência do corpo vivo como obra, rompendo limites no que se refere ao lugar regulamentado e asséptico de uma galeria de arte.
Data: Dia 17 de abril, sexta, das 21h30 às 22h.
Local: Saguão do Galpão e Galpão Multiuso.
GRÁTIS.

DIA 18 – sábado

9h30 às 10h – performance TERRITÓRIO DE OBRA AO ACASO – DORMINDO NO RECORTE
Classificação indicativa: livre.
O artista pernoita dentro do espaço expositivo refletindo sobre o sentido da permanência do corpo vivo como obra, rompendo limites no que se refere ao lugar regulamentado e asséptico de uma galeria de arte.
Data: Dia 18 de abril, sexta, das 9h30 às 10h.
Local: Saguão do Galpão e Galpão Multiuso.
GRÁTIS.

9h30 às 18h30 – EXPOSIÇÃO DOS REGISTROS
Classificação indicativa: livre.
Fragmentos da performance serão disponibilizados ao público a partir de registros e fotografias expostas em TVs no saguão do galpão.
Data: Dia 18 de abril, sábado, das 9h30 às 18h30.
Local: Saguão do Galpão.
GRÁTIS.

10h às 18h – café da manhã e encontro LABORATÓRIO PERPENDICULAR
Classificação indicativa: livre.
Inscrições abertas na Central de Atendimento.
Encontro direcionado para estudantes de arte, performers e artistas em geral, com a proposta artística de Wagner Rossi Campos, cujo objetivo é o de construir processos criativos/ performáticos, capazes de ativar redes colaborativas de expressão ampliando possíveis relações entre os participantes do laboratório e o público em geral.
Data: Dia 18 de abril, sábado, das 10h às 12h e das 15h30 às 18h.
Local: Sala de Atividades 5.
GRÁTIS.

DIA 19 – domingo

9h30 às 18h30 – EXPOSIÇÃO DOS REGISTROS
Classificação indicativa: livre.
Fragmentos da noite serão disponibilizados ao público a partir de registros e fotografias expostas em TVs no saguão do galpão.
Data: Dia 19 de abril, domingo, das 9h30 às 18h30.
Local: Saguão do Galpão.
GRÁTIS.

10h às 18h – encontro LABORATÓRIO PERPENDICULAR (continuação) – ATIVAÇÃO E OCUPAÇÃO DAS SALAS
Continuação do encontro direcionado para estudantes de arte, performers e artistas em geral, com a proposta artística de Wagner Rossi Campos, cujo objetivo é o de construir processos criativos/performáticos, capazes de ativar redes colaborativas de expressão ampliando possíveis relações entre os participantes do laboratório e o público em geral.
Data: Dia 19 de abril, domingo, das 10h às 18h.
Local: Sala de Atividades 5.
GRÁTIS.

14h às 18h – performance TARDE PERPENDICULAR
Classificação Indicativa: 16 anos.
Abertura ao público do resultado do processo desenvolvido durante o Laboratório Perpendicular, Wagner Rossi Campos e os participantes do Laboratório Perpendicular ocupam durante 4 horas as salas contíguas à exposição 31ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas.
Data: Dia 19 de abril, sábado, das 14h às 18h.
Local: Sala de Atividades 5.
GRÁTIS.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile