Vacina canadense contra o vírus ebola terá últimos testes na Guiné, país da África

Os últimos testes clínicos antes da comercialização de uma vacina contra o vírus ebola vão começar sábado (7) na Guiné-Conacri, anunciou hoje (5) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os testes em milhares de pessoas vão ser supervisionados pela OMS, pelo Ministério da Saúde guineense, pela organização Médicos Sem Fronteiras, pelo Epicentro e o Instituto da Saúde Pública norueguês.

A vacina VSV-Ebov foi desenvolvida pela Agência de Saúde Pública do Canadá. A última epidemia do vírus ebola, declarada urgência de saúde mundial em agosto passado, deixou mais de 9,8 mil mortos, sobretudo em Serra Leoa, na Guiné-Conacri e Libéria.

“Trabalhamos duramente para chegar a esse ponto”, declarou Margaret Chan, diretora-geral da OMS, em comunicado. “Se essa vacina for considerada eficaz, será uma grande vitória na prevenção ao vírus”, acrescentou.

A vacinação ocorrerá na região da Baixa Guiné, que conta atualmente com o maior número de casos da doença. “A epidemia de ebola mostra sinais de recuo, mas não podemos baixar a guarda até ter eliminado todos os casos”, disse Marie-Paule Kieny, sub-diretora-geral da OMS, citada na nota. Ela coordena o desenvolvimento de tratamentos para conter o vírus.

Desde setembro, duas vacinas contra o ebola foram testadas em 15 países da África, Europa e América do Norte.

A vacina canadense VSV-Ebov recebeu o nome do laboratório NewLink Genetics, antes dessa empresa e da Merck terem anunciado a colaboração, em 24 de novembro. A segunda vacina mais avançada é a da GlaxoSmithKline-Bio (GSK), denominada ChAd3-Zebov. Os institutos para a saúde dos Estados Unidos colaboraram na fabricação do produto.

De acordo com os últimos dados da OMS, divulgados nessa quarta-feira (4), foram confirmados 51 novos casos da doença na passada semana, contra 35 na semana anterior, na Guiné-Conacri. O balanço até agora é 3.219 casos e 2.129 mortes.

Recent Posts

Sinfônica de Campinas apresenta trilhas de filmes e desenhos animados em ‘Heróis & Lendas’

(foto firmino piton - arquivo pmc) A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta, neste sábado,…

18 minutes ago

Cisne Negro leva cultura popular e urbana ao Teatro Sérgio Cardoso com ‘Calunga’ e ‘Que Tal o Impossível?’

(foto reginaldo azevedo - divulgação) Em São Paulo - Duas obras de momentos diferentes da…

18 hours ago

Mírian Silvestre e Matheus Dutra apresentam o espetáculo ‘Esquinas’ na Rabeca Cultural

(foto fernanda ferreira - divulgação) A cantora Mírian Silvestre e o violonista Matheus Dutra apresentam…

18 hours ago

Cinema na faixa: mais de 50 filmes para ver de graça em Campinas no mês de outubro

Cena de "A Última Sessão de Cinema", de Peter Bogdanovich (foto divulgação) Cinema clássico, produções…

19 hours ago

André Mendonça escondeu relações de Luciano Huck, Flávio Bolsonaro e Kássio Nunes com Vorcaro

(imagem reprodução) Levantamento de sigilos confirma que Mendonça escondeu elos de Vorcaro com KN, Fux,…

24 hours ago

Ataques a imagens de santos católicos se espalham pelo Brasil na véspera das eleições

(imagem ataque em 2022 - reprodução) Na tentativa de manter um candidato de família miliciana…

2 days ago