Mostra Internacional de Artesanato terá peças variadas de oito países

Entre os dias 23 de março e 15 de abril, o Espaço Mostra Mundi – Mostra Internacional de Artesanato, poderá ser visitado pelo público no Parque Dom Pedro Shopping, na Entrada das Pedras. O evento, que já passou por diversas capitais do país, promove um intercâmbio cultural através da arte, cultura e do artesanato. Haverá objetos em exposição e peças disponíveis para venda.

Diversidade, riqueza de detalhes, cores variadas, artesanatos diversos e exóticos, várias línguas e arte são alguns dos diferenciais do Espaço Mostra Mundi. O evento traz peças de artesanato provenientes de oito países – Turquia, Paquistão, Dubai, Peru, Filipinas, Tunísia, Rússia e Índia. Será possível, por exemplo, apreciar o artesanato do estado do Rajastão, famoso dentro e fora da Índia, em peças de madeira, ossos, metais, couro e tecido.

Muitos dos participantes são os próprios artesões que vêm ao Brasil para apresentar os trabalhos do seu país. O evento é uma oportunidade para o público ter contato com profissionais de várias partes do mundo, além de comprar peças exclusivas e de qualidade. A mostra busca valorizar o trabalho artesanal e estimular o interesse e a admiração dos visitantes em relação aos costumes e à cultura dos países presentes.

Da Índia, por exemplo, estarão em destaque os móveis entalhados a mão com cravejamento de bronze dentro da madeira. Da Filipinas, se destacam as peças feitas com madrepérola, tradição do artesanato filipino e usadas como utilitários e acessórios.

As colchas do Paquistão, feitas de tecido preto pintado à mão sobre uma pedra e depois bordado manualmente com fios dourados, são um produto típico do país que estarão na Mostra.

Tradicionais na Rússia, as bonequinhas pintadas a mão e encaixadas uma dentro da outra são um dos souvenir mais famosos do país, as chamadas Matrioskas.

As essências naturais da Tunísia e seus frascos soprados artesanalmente de vidro, farão o público fazer uma viagem direto ao Oriente com suas fragrâncias originais, como a mil e uma noite, mirra, sândalo entre outras fragrâncias exóticas.

A excelência dos produtos artesanais do Peru pode ser encontrada nas talhas de madeira, nas peças em prata, nas miniaturas coloridas em cerâmica que caracterizam cenas típicas peruanas e nos desenhos geométricos e harmônicos que adornam tecidos, espelhos e metais. Artesãos peruanos contemporâneos continuam mantendo as tradições, os desenhos sofisticados e as técnicas intrincadas herdadas das civilizações pré-colombianas.

Com seus copos, taças e outros objetos de cristal e pintados à mão, os produtos da Turquia se destacam pela beleza e originalidade.

A mostra é organizada pela Korkmaz Arts & Crafts em conjunto com expositores que vêm ao Brasil para apresentar seus trabalhos, e já teve edições em várias capitais do país. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Mostra Mundi – Mostra Internacional de Artesanato
Local: Entrada das Pedras – Parque D. Pedro Shopping – Av. Guilherme Campos, 500 – Campinas
Data: de 23 de março a 15 de abril
Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos das 12h às 20h
Entrada: gratuita
Informações: mostramundi@mostramundi.com ou (11) 3221-6272/(11) 94992-0886

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

2 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

2 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

8 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

9 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

9 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

9 hours ago