Jonas Donizette vai terceirizar saúde porque dá trabalho fazer concurso público

O prefeito Jonas Donizette (PSB) corre para aprovar o mais rápido possível o projeto que permite a terceirização dos serviços públicos na área de Saúde, Cultura e Esporte de Campinas. O setor de Educação já tem um convêncio com entidade de direito privado.

O líder de governo da Câmara Municipal de Campinas, vereador André Von Zuben (PPS), apresentou requerimento – conforme determina o artigo 121 do Regimento Interno da Casa – com mais 26 assinaturas, solicitando a realização de duas sessões extraordinárias na manhã desta terça (17), a partir das 10 horas, para votação do projeto de lei complementar 10/2015 – em 1ª e 2ª discussão -, de autoria do Executivo, que qualifica Organizações Sociais (OSs) e autoriza a administração municipal a contratá-las para serviços das secretarias de Saúde, Cultura e Esportes de Campinas.

Para o governo Jonas Donizette, a terceirização é necessária porque dá trabalho fazer concursos público.  “Em outras prefeituras o modelo via OSs se mostrou muito mais eficaz. Isso porque você consegue manter o profissional na rede, ao contrário dos concursos públicos, por exemplo. A contratação de médicos é um desses serviços. No convênio com organizações sociais, quem faz a gestão do serviço é obrigado a ter o número de profissionais contratados, enquanto no atual modelo, a Prefeitura tem que abrir um novo concurso público sempre que precisa complementar este número”, explica o secretário de Administração, Sílvio Bernardin.

O PL também estabelece as condições e exigências que serão feitas às OSs, bem como o método de fiscalização do serviço. A realização das extraordinárias chegou a ser questionada pelos vereadores Paulo Búfalo (PSOL), que disse ser necessária realização de debate público, e Artur Orsi (PSDB), que defendeu realização de audiência pública – ambos argumentaram que se baseavam no artigo 85 do regimento interno do Legislativo. Após consulta à procuradoria, no entanto, o presidente Rafa Zimbaldi (PP) esclareceu que o projeto não se enquadra no argumento utilizado pelos dois parlamentares. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

16 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

22 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago