O objetivo da Subcomissão foi buscar informações de órgãos públicos e da sociedade civil sobre os serviços prestados às mulheres vítimas de violência em Campinas, que auxiliassem no apontamento de políticas públicas e ações necessárias ao atendimento digno que elas merecem.
As propostas e recomendações previstas no relatório são relacionadas ao funcionamento da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), à possibilidade de instalação na cidade de um Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar e de um Centro de Referência da Mulher e à necessidade de diálogo constante entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para viabilizar os serviços necessários ao efetivo combate à essa violência de gênero.
A Subcomissão foi criada em março de 2013 (dentro da Comissão Permanente de Direitos Humanos e Cidadania), a pedido do vereador Carlão do PT, que presidiu os trabalhos ao lado de Neusa do São João (PSD) e Luís Carlos Rossini (PV). Naquele momento, se observava aumento substancial das ocorrências de crimes contra mulheres na cidade: 300 ocorrências de estupro registradas em 2012 contra 232 em 2011 (um aumento de quase 30%), em contraposição ao atendimento deficitário da única Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade.
Entre as ações realizadas pela Subcomissão destaca-se a iniciativa de criação da Frente Regional de Combate à Violência em Defesa dos Direitos das Mulheres (composta por parlamentares e entidades), lançada dia 12 de abril, com a participação de aproximadamente 250 pessoas de treze cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que permitiu a realização de ações integradas e provocou uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, em outubro de 2013. (Com informações de divulgação)
Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…
(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…
(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…
(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…