No repertório da apresentação estão obras de Heitor Villa-Lobos e Igor Stravinsky. O programa abre com duas peças de Villa-Lobos: primeiro o expressivo “Prelúdio”, das Bachianas Brasileiras nº 4, inspirado nas seis primeiras notas do tema da Oferenda musical de Bach; em seguida, a Sinfonia nº 8, que estreou em 1955, no Carnegie Hall, com a Orquestra da Filadélfia, regida pelo próprio Villa-Lobos.
Ao final, a Osesp interpreta a vigorosa suíte O Pássaro de Fogo – Versão 1919, de Stravinsky. De orquestração exuberante e harmonias complexas, a peça foi escrita originalmente para um balé e explora um universo de fantasia, em que um herói luta contra um bruxo poderoso, conta com a ajuda de um mágico pássaro de fogo, e liberta treze princesas de um feitiço.
A turnê Osesp Itinerante percorre anualmente cidades do Estado de São Paulo oferecendo à população uma série de atividades gratuitas que incluem concertos sinfônicos ao ar livre, oficinas com músicos da Osesp, cursos de apreciação musical e concertos de câmara e coro, além de concertos ao ar livre.
Os concertos da turnê Osesp Itinerante são uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, e contam com a correalização do Sesc São Paulo.
Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos no local de cada atividade, sempre a partir de uma hora antes do início do concerto. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Turnê Osesp Itinerante 2015 – Paulínia
5 de fevereiro, quinta, às 20h.
Theatro Municipal Paulo Gracindo – Avenida Prefeito José Lozano de Araújo, 1551 – Jardim América, Paulínia (SP).
Entrada gratuita (distribuição de ingressos no local a partir das 19h)