Campinas tem mil casos suspeitos de dengue; veja bairros com mais ocorrências


A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta terça feira,10, que quase mil casos de dengue estão sob investigação somente no mês de janeiro. Até o momento, foram confirmados 211 casos de dengue em 2015.  As regiões mais afetadas são Eulina e DIC 1, seguidos de Barão Geraldo, Jardim Fernanda, Aeroporto e Campo Belo (clique na imagem)

De acordo com o balanço do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), há 915 casos em investigação referentes a janeiro, que são os casos suspeitos da doença que aguardam resultados de exames laboratoriais para a confirmação ou descarte e 87 casos em investigação de fevereiro, nenhum deles confirmado. No total, são 1002 suspeitos.

Segndo a secretaria, não há registros de morte confirmados, nem em investigação. O município não tem casos notificados de chikungunya. Todos os 211 casos de dengue confirmados são de janeiro. Em janeiro de 2014, foram confirmados 262.

Os meses de janeiro a maio, historicamente, são os de maior incidência da dengue, por conta do calor e das chuvas, sendo o pico em abril. Este ano, especialmente, as autoridades sanitárias ressaltam que a situação conta com outros fatores favoráveis para a doença, que são os cenários Estadual – com muitos municípios paulistas com uma situação crítica em relação à dengue – e Nacional – o País registrou um aumento de 57,2% dos casos notificados no mês de janeiro, comparado ao mesmo período do ano passado; o contexto climático, já que fez mais calor no Estado de São Paulo nos últimos meses do que a média histórica das últimas décadas; e a escassez de água, situação que fez com que as pessoas passassem a estocar o produto em reservatórios domésticos que podem servir de criadouros para o mosquito da dengue.

Prefeitura garante que reforçou as ações de prevenção e controle, com um trabalho intersetorial de organização e limpeza da cidade e mobilização da comunidade, inclusive se antecipando a este período da sazonalidade – os meses de maior incidência da doença. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Entidades protestam em frente à Meta contra manipulação do Facebook e Instagram

(imagem reprodução) Diversas organizações da sociedade civil, entre elas o ANDES-SN (Sindicatos Nacional dos Docentes…

3 hours ago

Sala secreta de sócio oculto de Flávio Bolsonaro é estrutura para compra de imóveis em dinheiro vivo

(imagem reprodução) A Polícia Federal (PF) encontrou uma sala secreta em um hangar no Aeroporto…

3 hours ago

Na reta final para as eleições, Campinas volta a ocupar as ruas nos atos Sextou com Lula e Bora Lula

Bandeiras erguidas na sexta-feira e uma caminhada no sábado vão marcar os últimos dias de…

4 hours ago

Exposição apresenta diversidade da cena cultural de Campinas pelas lentes de 11 fotógrafos

Foto de Marilda Tedesco (divulgação) O Ponto de Cultura Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa)…

5 hours ago

As Comadres colocam pimenta no forró em show dançante ao ar livre e gratuito

(lu bortolini - foto divulgação) O forró pé de serra ganha voz feminina e novas…

7 hours ago

Solo ‘Quando Falta o Ar’ volta ao cartaz em apresentação única no Teatro Maria Monteiro

(foto firmino piton - pmc) O espetáculo “Quando Falta o Ar”, solo escrito e interpretado…

8 hours ago