Mês a mês, ações performáticas e atividades formativas propostas por artistas renomados vêm buscando investigar as especificidades deste gênero como meio de expressão artística. Em dezembro, é a vez de Lucio Agra e Rogério Nagaoka, de São Paulo (SP), promoverem uma sequência de atividades – três ações performáticas e um encontro sobre performance duracional, em que buscam aproximar o fazer e a reflexão ao meio sociocultural. A programação é totalmente gratuita e acontece semana que vem, entre os dias 10 e 12 de dezembro.
Um dos destaques é a ação performática Strip-tease Reverso, na qual Lucio Agra veste e desveste roupas, máscaras, objetos e adornos pelo caminho, numa analogia às personas vividas por ele ao longo de mais de três décadas de carreira. A atividade acontece no dia 11 de dezembro, a partir das 13h, em vários espaços do Sesc; o ponto de partida é o Galpão Multiuso.
Ao traçar relações entre o meio ambiente (natureza e sociedade) e a vivência artística, as atividades promovidas neste mês pelo projeto PERFORMANCE buscam estabelecer um diálogo entre o trabalho e um território (espacial e social) determinado, propondo um contato entre a fotografia e a performance. Todas as atividades são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)
*Natural de Recife (PE), Lucio Agra cresceu no Estado do Rio de Janeiro e há 15 anos vive e trabalha em São Paulo. Sua produção artística mescla a poesia, a performance, a música e as tecnologias. Também é professor de performance na graduação em Comunicação das Artes do Corpo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mesma instituição na qual se doutorou em Comunicação e Semiótica com a tese ‘Monstrutivismo – reta e curva das vanguardas”.
* Rogério Nagaoka vive e trabalha como artista visual, fotógrafo e educador em São Paulo (SP). Desenvolve seu trabalho a partir das poéticas da luz. Realiza fotografias, exposições, performances, instalações, ações públicas, publicações artísticas e projetos. Participa de diversas exposições no Brasil e exterior desde 1998. É graduado em licenciatura em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado e mestrando em Poéticas Visuais pela USP.
Programação projeto PERFORMANCE de dezembro:
DIA 10, performance INTUS IRE
Com o artista Rogério Nagaoka, de São Paulo (SP). Classificação indicativa: livre.
Ação performática que propõe a construção e quebra de uma parede de gesso (dry wall), no intuito de revelar uma arqueologia sensível a partir de uma imagem que está por trás dessa estrutura e que é revelada ao público. Ao final do processo, o performer se cobre com o mesmo material que escondia a imagem. Duração aproximada: 30 minutos.
Data: Dia 10, quarta, às 13h.
Local: Área de Convivência.
GRÁTISDIA 11, performance STRIP-TEASE REVERSO
Com o artista Lucio Agra, de São Paulo (SP). Classificação indicativa: livre. Reedição da performance Strip-tease, na qual Lúcio perpassa várias “personas” que compõem/compuseram sua vasta trajetória no campo da performance. Ao despir-se e revestir-se, ele vai deixando roupas, máscaras, objetos e adornos pelo caminho, mostrando várias peles e faces, até chegar à piscina, que remete a passagem pelo banho, pela água e pelas novas perspectivas que deles derivam. Duração aproximada: 30 minutos.
Data: Dia 11, quinta, às 13h.
Local: Galpão Multiuso do Sesc.
GRÁTISDIAS 10 e 11, vivência ENCONTRO SOBRE PERFORMANCE DURACIONAL
Classificação indicativa: 16 anos. 12 vagas. Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Campinas a partir do dia 2 de dezembro para credencial plena e a partir do dia 3 para o público em geral. Coordenado pelos artistas e pesquisadores Lúcio Agra e Rogério Nagaoka, o encontro aborda a prática e teoria sobre vivência performática, visando a preparação para entradas na performance duracional “Pajelança”, realizada durante 12 horas na sexta-feira, dia 12, no Galpão Multiuso do Sesc. A proposta do encontro tem como referência os trabalhos produzidos pelo Black Market International, coletivo de performance com membros de diversas nacionalidades, que há mais de 30 anos desenvolve performances duracionais coletivas por todo o mundo.
Data: Dias 10 e 11, quarta e quinta, das 18h30 às 21h30.
Local: Sala de Múltiplo Uso 1.
GRÁTISDIA 12, performance PAJELANÇA
Com Lúcio Agra, Rogério Nagaoka, Germania Heibe, Grasiele Sousa, Joanna Barros, Rogério Borovik e inscritos na vivência Encontros sobre Performance Duracional. Classificação indicativa: livre. Ação performática com duração de 12 horas ininterruptas realizada por seis artistas que pretende criar intersecções entre suas diferentes propostas artísticas e a dos participantes do encontro, por meio da exploração de materiais e reflexões sobre a ação, o tempo e o espaço, numa proposta de colaboração e diálogo entre arte e vida. Duração: 12 horas.
Data: Dia 12, sexta, das 9h às 21h.
Local: Galpão Multiuso do Sesc.
GRÁTIS