6º Encontro de Folias de Barão Geraldo terá exposição e brincadeiras no quintal

No próximo domingo, 7 de dezembro, a partir das 10h, acontece o “6º Encontro de Folias de Barão Geraldo” no Centro Cultural Casarão.

O encontro é uma iniciativa do grupo Caixeiras da Guia que propõe o encontro, pesquisa e criação com as culturas tradicionais brasileiras. Há 6 anos o grupo realiza festas como encontro de folias, de congadas, encontra com kariri-xocó e com outros grupos tradicionais no Centro Cultural Casarão em Barão Geraldo.

As festas são espaços de criação, de brincadeira, de troca de saberes, afetos, alimento e celebração da vida em comunidade. O Projeto neste ano tem financiamento do PROAC Culturas Tradicionais e contará com a presença de quatro Companhias de Santo Reis da Cidade de Campinas: Cia. Azes do Brasil, Grupo Folclórico Campinense, Cia São José Operário e Cia Mensageiros da Paz.

Neste ano as Caixeiras da Guia preparam duas atividades especiais. Uma delas é a Exposição do grupo Entrefios e Memorias. Formado especialmente por mulheres, o grupo é coordenado pela artista Marli Wunder e encontra-se semanalmente (nas quartas pela manhã) no Casarão para criar bordados e outras artes em fios. A exposição terá ainda a participação do grupo Multitão do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp. Além da exposição, Priscila Candeloro, Neusinha Aguiar e Leticia Graciano, pesquisadoras da cultura tradicional da infância, convidarão crianças de todas as idades para brincar no quintal do Casarão. Entre fitas, bandeiras, sanfonas e violas, todos estão convidados para brincadeiras de pião, elástico, corda, cordão, amarelinha, casinha, entre outras, resgatando o espírito da Festa dos Santos Reis que é uma celebração à criança que nasce em nós todo ano no Natal. (Carta Campinas com informações de divulgação)

6º Encontro de Folias de Barão Geraldo
7 de dezembro
A partir das 10h
Casarão do Barão – Centro Cultural Casarão do Barão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n.º – Terras do Barão – Barão Geraldo – Campinas – SP)
Estrada da Rodhia.
(Após a Escola E. Francisco Álvares, na Vila Holândia, vire à esquerda no condomínio Terras do Barão e siga umas 4 quadras até encontrar um casarão rosa)

 

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

13 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago